Balde é convocado pela Espanha para o lugar de Gayá
Lateral do Barcelona ocupa o espaço deixado pelo valencianista, cortado da seleção da Espanha por lesão
Alejandro Balde Martínez, lateral do Barcelona, foi convocado pelo técnico Luis Enrique, da Espanha, para a disputa da Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo domingo (20).
O jogador de apenas 19 anos de idade passa a ser o número 14 da Espanha no Mundial, ocupando o lugar de José Gayà, do Valencia, cortado por estar lesionado no tornozelo.
Balde, cujo nome aparecia na pré-lista de 55 atletas enviada à Fifa, já estava avisado pela comissão técnica que existia a possibilidade de deixar a seleção sub-21, com a qual estava concentrado em Sevilha para um amistoso contra o Japão, e se juntar à principal na Ásia, em função do problema de Gayà.
Comunicado da seleção espanhola sobre Balde
Depois que se confirmou que José Luis Gayá teria que abandonar a concentração da seleção espanhola por lesão, a comissão técnica tomou a decisão de substitui-lo por Alejandro Balde.
Balde, que estaba concentrado com a sub-21, se incorporará ao elenco no Catar.
O defensor do Barcelona tem 19 anos e esta será sua primeira presença na seleção principal. Luis Enrique levou em consideração seu brilhante início de temporada para ocupar o lugar de Gayá.
O barcelonês passou por todas as categorias de base da Espanha e jogou duas partidas com a seleção sub-21. Durante a presente temporada, disputou doze jogos com o Barcelona na Primeira Divisão e quatro na Liga dos Campeões.
Comunicado da seleção espanhola sobre Gayà
José Luis Gayá não estará com a Espanha no Mundial do Catar. Depois de analisar a situação com detalhes e consultando sempre os serviços médicos da ‘Real Federación Española de Fútbol’, Luis Enrique tomou a decisão de cortar o lateral do Valencia, que se machucou fortuitamente na última quarta-feira durante um treino em Aman.
A RFEF manda uma mensagem cheia de carinho para Gayá, que havia ganhado por méritos próprios a chance de defender a Espanha no Mundial do Catar depois de quatro anos defendendo a camisa da seleção num nível altíssimo.
Como bem explicou Luis Enrique depois da vitória na Jordânia, a lesão de Gayá foi a pior notícia desde que começou o período de concentração. A comissão técnica entende que necessita dos 26 jogadores na plenitude para encarar o desafio da Copa do Mundo, tão exigente como apaixonante.
Gayá, tal como se constatou na ressonância magnética à qual foi submetido, sofreu uma entorse lateral no tornozelo direito, e voltará para a Espanha nas próximas horas.
Foto: Twitter oficial da RFEF