Avaí investe na geração de sua própria energia

Após investimento, Avaí já alcançou uma boa economia na conta de luz

 

O Avaí tornou-se o primeiro clube autossustentável em energia solar do futebol brasileiro, após o pleno funcionamento do sistema de geração de energia fotovoltaica implantado a partir da parceria com a empresa Prisma Energia Solar. A primeira fatura com o desconto da geração de energia já chegou ao Leão da Ilha.

O clube investiu em produção de energia limpa para baixar os custos mensais com a energia elétrica. A atual gestão do presidente Francisco José Battistotti e do vice Amaro Lúcio da Silva investiu em ações sustentáveis, que envolve também o uso racional de água e seu controle de qualidade, implantação do sistema de esgoto ecológico e destinação correta para o lixo.

O novo patamar alcançado pelo clube na produção de energia solar só foi possível graças à parceria firmada com a empresa Prisma Energia Solar firmada no dia 28 de maio deste ano. A Prisma Energia Solar atua desde 2011 no desenvolvimento de projetos, comercialização, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

Com um sistema como este de geração de energia fotovoltaica, o clube passou a gerar sua própria energia, além de economizar em até 90% na conta. Em pouco tempo vai recuperar o dinheiro investido e colaborar com o meio ambiente. A estimativa é zerar o investimento realizado no sistema de produção com as placas fotovoltaicas em até quatro anos, com vida útil de aproximadamente 25 anos.

As placas de captação de energia solar foram instaladas em espaço sobre a cobertura dos setores CDE e também sobre a casamata, no gramado da Ressacada. As demais placas investidas pelo clube estão em local de responsabilidade da empresa Prisma e funcionarão no sistema de permuta com a Celesc, a atual fornecedora do clube. Pequenas atitudes como esta geram grandes mudanças e uma consciência ambiental.

Segundo o diretor da Prisma Energia Solar, Eduardo Scharf, este é um caminho sem volta: “Faz 40 dias que o sistema fotovoltaico está em atividade no Avaí. Creio que até a chegada do verão estaremos gerando 100% da energia do clube. Contribuindo de forma positiva devido à escassez de energia no país. Outros clubes do país poderão olhar para o Avaí e investir neste sistema sustentável. Optar por energia solar é pensar em nosso planeta e no futuro”, contou.

“A geração de energia limpa é um avanço para as políticas ambientais, tendo como benefício a economia. “O sistema que nós instalamos aqui no Avaí, só para o torcedor entender, equivale mais ou menos a 150 residências instaladas, que gastam mais ou menos em torno de 300 a 400 reais de energia. Então é uma representatividade muito grande, pois se todos pensarem em gerar energia limpa, contribuiremos para a melhoria do sistema”, completa.

Segundo o presidente Francisco José Battistotti, o Avaí colocou em prática esta consciência ecológica na geração de energia limpa: “Um orgulho para os avaianos, pois o Avaí saiu na frente em relação aos demais clubes brasileiros, sendo auto sustentável na geração de energia solar. Já recebemos a primeira fatura e foi muito bom”, disse.

O presidente disse que o sistema ficará como um legado para o clube e para a cidade: “Que outros clubes possam seguir nesta mesma direção. A  geração de energia limpa reforça a consciência ecológica do Avaí. Hoje é um caminho sem volta investir em tudo que seja sustentável”, completou.

Crédito da Foto: Divulgação

Esportes Mais

Esportes Mais no Facebook

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Entrega das medalhas no Pan-Americano de 1987 - Foto: Assessoria CBB/Divulgação
Pan de 1987: A vitória que mudou a história do basquete
Rafael Nadal
Rafael Nadal: O único tenista a vencer todos os Grand Slams duas vezes e conquistar medalhas olímpicas
Papa
Novo Papa: Para qual time torce Leão XIV?
João Fonseca
João Fonseca assusta até quem já está acostumado com o esporte
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei