5 momentos em que Marta foi decisiva na Seleção Brasileira

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Relembre momentos em que Marta brilhou e decidiu para o Brasil

A Seleção Brasileira acaba de conquistar seu nono título da Copa América de Futebol Feminino. Com uma campanha invicta, o Brasil fez uma partida final digna de uma grande decisão — e, mais uma vez, quem brilhou foi Marta, jogadora de 39 anos que coleciona títulos, prêmios e recordes.

Maior artilheira da história da Copa do Mundo (entre homens e mulheres), com 17 gols, Marta também foi a primeira pessoa a marcar em cinco edições diferentes do torneio. Além disso, é a maior goleadora da história da Seleção Brasileira, com 117 gols — superando Neymar (79) e Pelé (77).

Em um momento de celebração para a rainha do futebol, relembramos 5 ocasiões em que Marta foi decisiva para a Seleção Brasileira:

Brasil 4 x 4 Colômbia — Final da Copa América 2025

Marta decidiu em Brasil x Colômbia
Foto: Lívia Villas Boas / CBF

O Brasil perdia por 3 a 2 para a Colômbia, já nos acréscimos. Quando a final parecia definida, a bola sobrou nos pés de Marta após uma defesa da goleira colombiana. Com um belo chute de fora da área, ela empatou a partida e levou a decisão para a prorrogação.

A camisa 10 ainda marcou mais uma vez, colocando o Brasil em vantagem nos minutos finais. O jogo terminou empatado, e a decisão foi para os pênaltis.

Na disputa, Marta acabou desperdiçando sua cobrança, mas ainda sim a Seleção Brasileira sagrou-se campeã com uma atuação heroica da goleira Lorena, trazendo o nono título da Copa América para o Brasil.

 

Brasil 1 x 0 Itália — Copa do Mundo 2019

Marta foi a responsável por classificar o Brasil para as oitavas de final ao marcar, de pênalti, o único gol da partida.

Além de garantir a vitória, esse gol foi histórico: com ele, Marta superou Miroslav Klose e se tornou a maior artilheira da história das Copas do Mundo, com 17 gols — um feito inédito entre homens e mulheres.

 

Brasil 3 x 2 EUA — Torneio Internacional de Brasília 2014

Em um jogo emocionante no estádio Mané Garrincha, Marta foi o grande nome da partida. Os Estados Unidos venciam por 2 a 0 quando a craque brasileira brilhou com um hat-trick: ela marcou os três gols da virada espetacular do Brasil.

Ao final da partida, como de costume nas entrevistas ao Fantástico, Marta escolheu a música tema da transmissão: “Marta, a melhor do mundo”, do grupo Boca de Forno — uma homenagem à própria camisa 10.

Brasil 4 x 0 EUA — Semifinal da Copa do Mundo 2007

A goleada histórica sobre os Estados Unidos levou o Brasil à sua primeira final de Copa do Mundo. Marta teve atuação fundamental, balançando as redes duas vezes — uma delas em uma jogada antológica.

No segundo gol, ela recebeu na entrada da área, driblou duas defensoras com categoria e finalizou com precisão, consolidando a classificação brasileira. Foi eleita a melhor jogadora da partida.

Além dos dois gols de Marta, o Brasil contou com um gol contra de Leslie Osborne e um de Cristiane, após assistência de Formiga.

Brasil 5 x 0 EUA — Final dos Jogos Pan-Americanos 2007

No Maracanã lotado, o Brasil conquistou o ouro com uma vitória inesquecível sobre os Estados Unidos. Marta marcou dois dos cinco gols da final, ao lado de Cristiane (também com dois gols) e Daniela Alves.

Em mais uma atuação impecável, Marta foi peça-chave para a campanha perfeita da Seleção Brasileira: 33 gols marcados e nenhum sofrido. A craque terminou o Pan tendo balançado as redes 12 vezes.

Leia mais sobre a Copa América Feminina em nosso site!
Nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e X

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei