Notícias

Sem categoria

Paralimpíadas: Conheça um pouco mais sobre o Futebol de 7 e o Futebol de 5

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O futebol de 7 e de 5 são disputados por atletas com paralisia cerebral e por deficientes visuais, respectivamente

A modalidade Futebol de 7, é exclusivamente masculina e praticada por atletas com paralisia cerebral. De acordo com o grau da paralisia, os atletas são classificados em classes de 5 a 8, sendo que o maior número representa o maior potencial funcional.

O futebol de 7 faz parte da Paralimpíadas desde a edição de 1984, foi criado em Edimburgo (Escócia). Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil soma duas medalhas, com uma prata e um bronze.

Há ainda outras diferenças em relação ao futebol convencional. O jogo tem a duração de dois tempos com 30 minutos cada, diferente do outro que conta com dois tempos de 45 minutos. Além disso, não existe a marcação de impedimento, e o arremesso lateral pode ser feito com uma mão só.

REGRAS:

– Modalidade praticada exclusivamente  por jogadores homens com paralisia cerebral
– Os atletas são classificados com números de 5 a 8, conforme o grau da deficiência (quanto maior o numero, menor o grau de deficiência)
– A partida tem dois tempos de 30 minutos cada
– Cada equipe conta com sete jogadores, incluindo o goleiro, e cinco reservas
– É obrigatório ter em jogo ao menos um atleta das classes 5 ou 6 (com maior comprometimento)
– O campo mede, no máximo, 75×55
– Jogadores com maiores restrições costumam atuar como goleiros
– Não tem impedimento
– A marca do pênalti fica posicionada a 9,20m do centro da linha do gol
– O arremesso lateral pode ser feito apenas com uma mão

Clique na imagem para acessar o site
Clique na imagem para acessar o site

Futebol de 5:

O Futebol de 5 é praticado por atletas cegos. Ao que tudo indica, surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. No Brasil, há indícios de que era praticado durante a década de 1950 por cegos que jogavam com latas. O primeiro campeonato da modalidade foi organizado em 1978 na cidade de Natal (RN). Em 1984, ocorreu a primeira Copa Brasil, em São Paulo. Posteriormente, a Seleção Brasileira participou de edições da Copa América, conquistando o ouro em 1997, 2001 e 2003.

A modalidade só entrou para o programa dos Jogos Paralímpicos em Atenas-2004. E o Brasil é, até hoje, o único campeão. O futebol de 5 é disputado em uma quadra que segue as medidas do futsal, com algumas alterações nas regras tradicionais.

Futebol de 5

Os atletas de linha usam vendas nos olhos para evitar qualquer vantagem dos que apresentem percepção luminosa, enquanto o goleiro consegue enxergar normalmente. A partida é composta por dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. O som dos guizos do interior da bola orienta os jogadores.

Regras:

– A partida tem dois tempos de 25 minutos cada
– Os atletas jogam com vendas nos olhos
– O goleiro enxerga normalmente
– Os jogadores são orientados pelo som de guizos que ficam dentro da bola. Por isso o público tem que se manter em silêncio durante a partida.

Matheus Possidonio (257 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta