Notícias

Sem categoria

Jogos Olímpicos Rio 2016: Levantamento de Peso

levantamento-de-peso

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Assim como em outros esportes, a primeira participação feminina no Levantamento de Peso não foi na mesma edição da participação masculina: as mulheres da modalidade só foram disputar as Olimpíadas em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, Austrália.

Em Melbourne, Austrália, no ano de 1956, o norte-americano Charles Vinci ficou 212g acima do peso permitido na categoria Galo, mesmo depois de uma hora de corrida, antes estando com 680g. Faltando pouco mais de uma hora pro início das provas, prestes a ser desclassificado ainda na pesagem, o competidor decide raspar o cabelo. Deu certo: ele não só conseguiu atingir o peso ideal como também quebrou o recorde da época e levou o ouro para os norte-americanos.

Vitória
Clique na imagem para acessar o site

 Provas

As provas deste esporte é são disputada em um tablado, cujas dimensões são de 4m x 4m e altura máxima de 150mm. A barra tem 2,20m e 28mm de diâmetro para eles, tendo 2,01m e 25mm de diâmetro para elas.

Existem duas provas: O arranque e arremesso.

Fernando Reis (foto, em prova de arremesso) é a esperança brasileira mais concreta de medalhas na RIO 2016.


Arranque:
em um único movimento, o atleta deve levantar a barra até a cabeça, sem apoiá-la em nenhuma parte de seu corpo. O competidor pode agachar-se ou abrir as pernas para que consiga fazer o movimento, mas apenas poderá tocar o solo com os pés. Quando a posição estiver estabilizada, o atleta precisa aguardar 2 segundos e o aviso do juiz para largar a base.

Arremesso: executada em duas partes. Na primeira, o atleta precisa erguer a barra acima dos ombros e, depois, deve realinhar sua postura e erguer até acima da cabeça. O atleta, então, estabiliza sua postura, pernas e braços estendidos até receber o sinal do juiz.

Cada atleta tem 3 oportunidades para fazer seu resultado final: da primeira para a segunda, é aumentado 2 kg; da segunda para a terceira, mais 1 kg.

A soma dos maiores pesos no arranque e no arremesso determina o total erguido por cada atleta. Havendo empate, o atleta mais leve vence. Na persistência do empate, vence aquele que levantou primeiro.

Nas Olimpíadas

A maior aparição olímpica do Brasil neste esporte foi em Helsinque, em 1952, ao levantar 362 kg e ficar na 12 ª posição. Mesmo assim, em 15 de agosto de 2008, nas Olimpíadas de Pequim, Wellison Silva tornou-se o único brasileiro a ter um recorde olímpico, com a marca de 135 kg. Nenhuma mulher brasileira quebrou o recorde no feminino.

A nossa maior esperança de medalha no esporte é o atleta Fernando Reis.

Final
Clique na imagem para acessar o site

 

 

Eduardo Garcia (61 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta