Notícias

Sem categoria

Jogos olímpicos Rio 2016: Basquete

basquete

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

História do esporte

Iniciado nos Estados Unidos, o basquete sempre esteve presente nas Olimpíadas, e claro, estará também no Rio 2016 para alegrar os brasileiros.

O esporte é um belo exemplo da capacidade de criação de nós seres humanos. James Naismith, professor de educação física canadense, foi o criador da modalidade, em 1891. A pedido do diretor da Springfield College, em Massachussets nos EUA, James Naismith teve uma difícil missão de inventar um esporte para se jogar em lugares fechados, pois o inverno castigava os Estados Unidos, o que impedia de ter qualquer tipo de esportes ao ar livre.

Com cestas de frutas a 3,0m de altura, Naismith começou a esboçar as primeiras regras do Basquete. Com o inicio de modalidade difícil, como todas que eram criadas.

Com o começo de sucesso da modalidade, a primeira partida oficial foi realizada rapidamente, apenas um ano depois de sua criação. Em 1892, os alunos da Springfield venceram os professores por 5 a 1.

No Brasil, a modalidade começou cinco anos após a criação, em 1896, com a ajuda de Augusto Shaw. Ainda no mesmo ano, Shaw criou a primeira equipe de basquete no Brasil, no Mackenzie College. A equipe foi formada por apenas jogadores brasileiros.

Em 1915 teve a criação do primeiro torneio sul-americano, e o sucesso foi gigantesco, até que Liga Metropolitana de Sports Athleticos adotou a modalidade em 1916. Em 1922 surgiu a seleção brasileira, que já na estreia venceu o campeonato de jogos Latinos-Americanos.

A entrada nos jogos olímpicos veio em 1936, nas Olimpíadas de Berlim. Naquele ano, James Naismith, o criador do esporte, jogou a bola para o alto pela primeira vez na historia,  assim dando a largada da competição nos jogos.

Vitória
Clique na imagem para acessar o site

Convocação Rio 2016

Na seleção feminina, o técnico Antonio Carlos Barbosa já garantiu as pivôs Érika e Clarissa nas Olimpíadas. Sendo assim, as outras atletas disputam as dez vagas restantes.

Confira a convocação para a preparação Rio 2016:

Armadoras: Adrianinha, Bárbara (Babi), Joice e Tainá.
Alas: Iziane, Isabela Ramona, Jaqueline Silvestre, Palmira, Patrícia Ribeiro e Tatiane,
Pivôs: Érika, Clarissa, Damiris, Êga, Gilmara Justino, Karina Jacob, Nádia e Kelly.

Já na seleção masculina, o treinador argentino, Rubén Magnano, convocou 14 atletas. Até o final da preparação, dois jogadores devem ser cortados.

Armadores Marcelinho Huertas, Raulzinho, Larry Taylor e Rafael Luz;

Alas: Alex, Benite, Marquinhos e Leandrinho;

Pivôs: Anderson Varejão, Nenê, Vitor Faverani, Augusto Lima, Guilherme Giovannoni e Rafael Hettsheimeir.

Curiosidades

  1. O brasileiro Oscar Schmidt detém o recorde de maior cestinha do basquetebol em Jogos Olímpicos, com 1.093 pontos entre Moscou 1980 e Atlanta 1996.
  2. Com 2,29m, o chinês Yao Ming, que participou de Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008, é considerado o atleta mais alto da história dos Jogos.
  3. Até que fossem criadas bolas específicas para o basquetebol, as partidas eram disputadas com as de futebol. Bolas próprias para a prática do esporte, na cor laranja, só surgiram nos anos 1950, com a intenção de tornar o equipamento mais visível para atletas, árbitros e espectadores.

*Curiosidades retiradas do site oficial dos jogos olímpicos.

Final
Clique na imagem para acessar o site

 

 

Wesley Contiero (875 Posts)

Estudante de jornalismo, 23 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta