Guia do Campeonato Brasileiro 2017 – Santos
Confira um pouco sobre a história do Santos no Campeonato Brasileiro e como a equipe virá para a competição em 2017
O Santos em 2016 foi o mesmo de 2015. Time muito forte nas mãos de Dorival Júnior, quase que invencível na Vila Belmiro, porém, irregular fora. Ganhou o Campeonato Paulista mais uma vez e, de novo, ficou nisso.
Apesar de jogar um futebol bonito e de muita velocidade, o Peixe sofreu com a falta de peças de reposição no elenco, o que gerou mais um fracasso na briga por competições maiores.
No Brasileirão, o Santos começou um pouco irregular, mas logo arrancou e começou a pensar em título, até liderando o campeonato por duas rodadas.
Durante a campanha, alguns jogadores caíram de rendimento, outros foram convocados para as Olimpíadas do Rio e Gabriel foi vendido para a Internazionale (ITA).
Vieram derrotas para o lanterna América-MG, para o Figueirense em casa, e assim o time do litoral paulista começou a perder força. Acabou ficando em 2º lugar, mas assistiu o rival Palmeiras se sagrar campeão mais uma vez.
Em 2017, o Santos conseguiu manter o elenco e o treinador. Além disso, fez ótimas contratações, mas mesmo assim o time não vive boa fase. Fez um Campeonato Paulista irregular (pior classificado entre os grandes e eliminado pela Ponte Preta), e ainda perdeu dois clássicos dentro de casa.
A torcida vem criticando alguns jogadores importante e já pediu a cabeça de Dorival Júnior diversas vezes até aqui.
O elenco ainda é um pouco curto e precisa de algumas peças, principalmente se algum atleta for vendido. Mas Dorival e os jogadores já mostraram inúmeras vezes que podem jogar um futebol de alto nível. Se conseguir se acertar, o Santos pode sonhar com boas coisas no ano.
Saídas: Valencia (V), Elano (M), Paulinho (A) e Gabriel (A).
Chegadas: Cléber (Z), Matheus Ribeiro (LD), Leandro Donizete (V), Vladimir Hernandez (M), Kayke (A) e Bruno Henrique (A).
Time base (4-2-3-1): Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz, Zeca; Renato, Thiago Maia; Vitor Bueno, Lucas Lima, Bruno Henrique; Ricardo Oliveira.
Craque do time: Ricardo Oliveira.
Último campeonato: 2º lugar.
Melhor colocação: Campeão.
Títulos: 8 (1961, 1962, 1963 , 1964 , 1965 , 1968, 2002 e 2004).
Projeção: Libertadores.