Notícias

Sem categoria

Gino Orlando, uma lenda desconhecida

bahea

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça a história de Gino Orlando, lendário atacante tricolor nas décadas de 50 e 60.

Paulistano, do Brás -porém de filho de família italiana- Gino nasceu em 1929. Perdeu o pai cedo, abandonou os estudos e cedo já iniciava a vida profissional. Trabalhando no Edifício Matarazzo (Banespa) e IBC.

Até mesmo pela descendência, era palmeirense junto de sua família. Mesmo clube onde começou sua vida desportiva nas categorias de base. Porém, pouco durou a trajetória em seu clube do coração, profissionalmente foram apenas quatro jogos de 1950-1951, não marcando um gol sequer.

Também passou pelo Comercial e XV de Jaú, onde não fez muito. Contudo em 1952, chegou ao time onde chegou ao maior sucesso, o São Paulo Futebol Clube. No começou até teve que contar com insatisfação da própria família, que como a própria matéria diz era predominantemente palestrina.

Gino assinando seu contrato com o São Paulo Futebol Clube

“Claro que à época eu era palmeirense, porque tios, tias, primos, inclusive meus pais quando vivos eram do Palestra Itália, eu sou descendente de italiano, e aí aquele que fosse descendente de italiano e torcesse pra outro clube, não admitiam. Hoje não existe mais isso, mas com o decorrer do tempo… Eu estou rindo porque me faz lembrar tanta coisa, e passei para o São Paulo, e jogando São Paulo contra o Palmeiras, você sabe que eu estou automaticamente lutando contra a família. Eu já não tinha mais meu pai e ele eu acho que nunca ia admitir, mas eu tinha que discutir com parente: tios, tias, primos principalmente… Que eu tenho um primo que é conselheiro vitalício do Palmeiras, o nome dele é Waldemar Marchetti, brigava comigo, e eu dava sorte quando o Palmeiras, a maior parte das vezes que fizemos esse clássico eu tinha a sorte de fazer um gol, no mínimo um gol! Então era uma briga com a família” disse o atacante.

Porém, o descontentamento da família não o impediu de se tornar um goleador nato no Tricolor. Onde marcou 238 gols em 447 jogos. Sendo o segundo jogador a mais balançar as redes com a camisa são paulina. E o décimo primeiro jogador que mais vezes defendeu o clube paulista. Dos jogos que disputou, ganhou 250, empatou 96, e perdeu 101 vezes.

Porém, não conquistou tantos títulos e infelizmente é pouco conhecido pela torcida são paulina. Foi campeão apenas duas vezes do Campeonato Paulista, mais especificamente em 1953 e 1957 e jogou por 10 anos no clube. De 1952-1962.

Jogadores comemoram, na final do Paulista de 1957 que foi vencida diante do arqui-rival Corinthians

Seleção Brasileira:

Pouco utilizado na época, Gino foi convocado apenas 8 vezes e anotou três gols com a camisa amarelinha. Sendo um deles histórico, de bicicleta na vitória sobre os lusitanos em 1957. Sendo o primeiro tento anotado dessa forma em Portugal.

Gino defendendo a seleção brasileira

Último jogo: 

O último jogo que Gino defendeu a camisa do São paulo, também contou com outra despedida. O goleiro Jose Poy fazia sua última exibição no mesmo dia. O jogo foi contra o Guaratinguetá e os donos da casa venceram por 3-0.

 

São Paulo FC 3 x 0 Associação Esportiva de Guaratinguetá

São Paulo: Jose Poy; De Sordi, Jurandir e Riberto; Roberto Dias e Cido; Faustino, Baiano, Gino Orlando, Benê e Sabino. Técnico: Osvaldo Brandão

Esportiva: Lamim, Benedito, Hélio Macedo, Walter, Rubens, Cetale, Gerson, Adelson, Mauro, Carlos, Gilson  

Gols: Cido, Gino Orlando e Benê


 

Morumbi:

 

 

Após sua aposentadoria dos gramados, o São Paulo como gratidão, ofereceu o cargo de administrador do Estádio Cicero Pompeu de Toledo, onde trabalhou até a seu falecimento em 2003.

Gino com 64 anos, em 1993. No Morumbi.

Falecimento:

Faleceu em abril de 2003, o ex jogador estava internado no Hospital do Coração. Onde foi submetido a cirurgia no tórax. Gino faleceu devido a uma parada cardíaca, na época tinha 75 anos.

Para nós tricolores, nos resta agradecer. Por tudo que fez ao São Paulo Futebol Clube.

 

João Carneiro (140 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta