Notícias

+ Esportes

Conhecendo os Clubes do Interior de SP: Bragantino

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça um pouco mais sobre a história do Clube Atlético Bragantino

A fundação aconteceu no dia 08 de janeiro de 1928, onde os formadores do Bragança Futebol Clube, fundam o Bragantino. O clube viveu altos e baixos e hoje vive uma situação estável, lutando para retornar à elite do futebol brasileiro, coisa que já acontece no paulista.

Mascote

Durante as disputas dos campeonatos amadores, desde sua fundação, o maior rival do Bragantino no futebol era a equipe do Bragança Futebol Clube. Em 1944, para vencer e acabar com fama de perdedor, o time chegou a contratar alguns atletas importantes da capital para poder derrotar seu “inimigo “número um”, o Bragantino.

Mesmo com uma equipe teoricamente inferior, o clube derrotou o Bragança e como forma de homenagear o clube, Cícero Marques, então presidente do Bragantino, mandou fazer um quadro com a figura do Leão. Desde então o animal virou a mascote do clube.

Anos de glórias

No ano de 1989, o Clube Atlético Bragantino se sagrava Campeão Brasileiro da Série B, vencendo o também clube do interior de São Paulo,  o São José Esporte Clube, garantindo assim acesso à Série A do Futebol Nacional, dando inicio ao chamado “Anos Dourados”.

No ano seguinte, o Bragantino fez uma campanha que surpreendeu a todos. Comandado pelo então desconhecido Vanderlei Luxemburgo e com jogadores como Gil Baiano, Mauro Silva e Sílvio, sagrou-se Campeão do Paulista, contra o Novorizontino.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Bragantino estreava na elite do Brasil. O Massa Bruta (como é conhecido pelos torcedores), fizeram uma boa competição, terminando na oitava colocação.

Em 1991, o Braga acabou perdendo uma das principais peças do time, o técnico Vanderlei Luxemburgo. Contudo, a peça de reposição foi à altura; o clube de contratou ninguém menos que Carlos Alberto Parreira.

Após terminar em segundo lugar na primeira fase do Brasileirão de 1991 o time se classifica para as semifinais do campeonato nacional daquele ano, enfrentando o Fluminense, do Rio de Janeiro, que havia se classificado em quarto lugar. O Massa Bruta enfrentou e eliminou o Tricolor Carioca no Maracanã perante mais de 70.000 pessoas e se classificou para a grande final, ficando frente a frente contra o São Paulo.

Na grande final, a primeira partida foi no Morumbi, onde a equipe da casa venceu por 1 a 0. Na segunda partida, o Alvinegro tentou mas não conseguiu furar a zaga adversária, empatando em 0 a 0 e deixando o título para o São Paulo.

A Decadência

Em 1995, o Bragantino fez uma péssima campanha pelo Estadual e acabou rebaixado para a Série A-2. Pelo Campeonato Brasileiro, o clube surpreendeu a todos, terminando na sexta posição.

No ano seguinte o Bragantino terminou na ultima colocação, assim sendo rebaixado para a Série B, junto com o Fluminense. Porém, surge um suposto esquema de favorecimento de arbitragens nesta edição, denunciado através de imagens divulgadas no Jornal Nacional. Com isso, a CBF anulou a queda do Massa Bruta para a segunda divisão, dando a chance de continuar na elite do futebol.

Em 1997, o Bragantino, por meio dessa manobra para proteger os envolvidos no escândalo, disputa novamente o Campeonato Brasileiro da Série A, terminando em 22º lugar, escapando do rebaixamento pelos critérios de desempate, pois o Bahia, que terminara em 23º, tinha o mesmo número pontos que o Alvinegro. Entretanto, em 1998 o inevitável acontece: o time termina em penúltimo, apenas a frente do América-RN e cai para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com a penúltima colocação, o Bragantino volta depois de oito participações consecutivas na Primeira Divisão para a Série B do Campeonato Brasileiro.

A volta por cima

O ano de 2007 começou de forma honrosa e o Bragantino, após disputar o Paulista da Série A1, termina a competição em quarto lugar, ficando a um ponto da final da competição. O segundo semestre foi melhor ainda. Mantida a base, a equipe realiza um excelente Campeonato Brasileiro da Série C e conquista o título, garantindo o direito de disputar a Série B no ano seguinte. Nesta temporada foram revelados os jogadores Felipe, Zelão, Moradei e Everton. Pelo Campeonato nacional, o Massa Bruta terminou a competição na sexta posição, brigando até as últimas rodadas por uma vaga na elite do futebol.

Conquistas

1965 – Campeão Campeonato Paulista – Série A2
1979 – Campeão Campeonato Paulista – Série B2
1982 – Campeão  Campeonato Paulista – Série A2
1989 – Campeão Campeonato Brasileiro – Série B
1990 – Campeão Paulista
2007 – Campeonato Brasileiro – Série C

Matheus Possidonio (257 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta