Notícias

Sem categoria

Conhecendo Clubes do Interior de SP: São Bento

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça um pouco mais sobre a história do Esporte Clube São Bento

Fundado em 14 de setembro de 1913, o Esporte Clube São Bento é uma equipe de Sorocaba, interior de São Paulo. O primeiro nome da equipe na verdade foi Sorocaba Athletic Club, mas em 18 de outubro de 1914 passou para o nome que leva até os dias de hoje.

Inicio de uma história

A equipe disputou competições amadores por quase 40 anos, e apenas no dia 10 de junho de 1953 realizou o seu primeiro jogo oficial, diante da Ferroviária de Botucatu, onde acabou vencendo por 4 a 2, em duelo válido pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista. No mesmo ano, o São Bento teve o seu primeiro duelo internacional, enfrentando o Nacional de Montevidéu em Sorocaba e ficando no empate por 2 a 2.

Em 1963 a equipe conquistou o acesso à Divisão Especial do Futebol Paulista, após se sagrar campeão diante do América de Rio Preto.

Logo em seu primeiro ano na elite, a equipe do São Bento alcançou o quarto lugar, ficando à frente de tradicionais clubes como o Corinthians e a Portuguesa. A equipe de Sorocaba permaneceu na elite do futebol paulista por 29 anos consecutivos, sendo rebaixado para a Série A-2 em 1991 e, na sequência, para a série A3. Pelo São Bento passaram diversos atletas de destaque, entre eles, Odair Patriarca e Tupãzinho

Retornando aos bons momentos

Em 2001, o São Bento conquistou o titulo da Série A-3, após vencer o União Mogi, em Sorocaba. Em 2005 o Bentão retornava à elite do futebol paulista. Diante do Noroeste, de Bauru, a equipe venceu uma batalha épica e garantiu a sua volta a Série A-1.

Novo drama

Porém, em 2007 o São Bento voltou a sofrer com o drama do rebaixamento, caindo mais uma vez para a Série A-2. Em 2011, após uma crise, a equipe fez fraca campanha e acabou sendo rebaixada para a Série A-3.

Atualidade

Em 2012, a equipe do São Bento passou por uma reformulação na sua diretoria. Em 2013, o Bentão voltou a fazer uma boa campanha, e com um gol nos minutos finais da partida diante do Sertãozinho, garantiu o acesso à Série A-2.

No ano seguinte, após uma Série A-2 com altos e baixos, o São Bento chegou à última rodada dependendo apenas de suas próprias forças. O adversário era o Catanduvense, e com uma invasão sorocabana no estádio visitante (cerca de 400km de distancia) o São Bento venceu por 2 a 1 e garantiu a volta à elite do futebol paulista.

No Campeonato Paulista de 2016, o São Bento fez uma ótima campanha, avançando para a segunda fase e caindo diante do Santos, na Vila Belmiro. A equipe ainda conquistou a vaga para o Campeonato Brasileiro Série D de 2016, graças à bela campanha no Estadual.

Na competição Nacional, mesmo com um orçamento reduzido, o Bentão mostrou muita garra e comprometimento, e foi premiado com o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro de 2017.

Títulos

Campeonato Paulista do Interior (1963, 1965, 1966 e 2016)

Taça Estado de São Paulo (1985)

Copa Futebol do Interior (2002)

Campeonato Paulista Série A-2 (1962)

Campeonato Paulista Série A-3 (2001, 2013).

Wesley Contiero (767 Posts)

Estudante de jornalismo, 23 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta