Notícias

Sem categoria

Conhecendo Clubes do Interior de SP: São Bento

Sao Bento

Conheça um pouco mais sobre a história do Esporte Clube São Bento

Fundado em 14 de setembro de 1913, o Esporte Clube São Bento é uma equipe de Sorocaba, interior de São Paulo. O primeiro nome da equipe na verdade foi Sorocaba Athletic Club, mas em 18 de outubro de 1914 passou para o nome que leva até os dias de hoje.

Inicio de uma história

A equipe disputou competições amadores por quase 40 anos, e apenas no dia 10 de junho de 1953 realizou o seu primeiro jogo oficial, diante da Ferroviária de Botucatu, onde acabou vencendo por 4 a 2, em duelo válido pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista. No mesmo ano, o São Bento teve o seu primeiro duelo internacional, enfrentando o Nacional de Montevidéu em Sorocaba e ficando no empate por 2 a 2.

Em 1963 a equipe conquistou o acesso à Divisão Especial do Futebol Paulista, após se sagrar campeão diante do América de Rio Preto.

Logo em seu primeiro ano na elite, a equipe do São Bento alcançou o quarto lugar, ficando à frente de tradicionais clubes como o Corinthians e a Portuguesa. A equipe de Sorocaba permaneceu na elite do futebol paulista por 29 anos consecutivos, sendo rebaixado para a Série A-2 em 1991 e, na sequência, para a série A3. Pelo São Bento passaram diversos atletas de destaque, entre eles, Odair Patriarca e Tupãzinho

Retornando aos bons momentos

Em 2001, o São Bento conquistou o titulo da Série A-3, após vencer o União Mogi, em Sorocaba. Em 2005 o Bentão retornava à elite do futebol paulista. Diante do Noroeste, de Bauru, a equipe venceu uma batalha épica e garantiu a sua volta a Série A-1.

Novo drama

Porém, em 2007 o São Bento voltou a sofrer com o drama do rebaixamento, caindo mais uma vez para a Série A-2. Em 2011, após uma crise, a equipe fez fraca campanha e acabou sendo rebaixada para a Série A-3.

Atualidade

Em 2012, a equipe do São Bento passou por uma reformulação na sua diretoria. Em 2013, o Bentão voltou a fazer uma boa campanha, e com um gol nos minutos finais da partida diante do Sertãozinho, garantiu o acesso à Série A-2.

No ano seguinte, após uma Série A-2 com altos e baixos, o São Bento chegou à última rodada dependendo apenas de suas próprias forças. O adversário era o Catanduvense, e com uma invasão sorocabana no estádio visitante (cerca de 400km de distancia) o São Bento venceu por 2 a 1 e garantiu a volta à elite do futebol paulista.

No Campeonato Paulista de 2016, o São Bento fez uma ótima campanha, avançando para a segunda fase e caindo diante do Santos, na Vila Belmiro. A equipe ainda conquistou a vaga para o Campeonato Brasileiro Série D de 2016, graças à bela campanha no Estadual.

Na competição Nacional, mesmo com um orçamento reduzido, o Bentão mostrou muita garra e comprometimento, e foi premiado com o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro de 2017.

Títulos

Campeonato Paulista do Interior (1963, 1965, 1966 e 2016)

Taça Estado de São Paulo (1985)

Copa Futebol do Interior (2002)

Campeonato Paulista Série A-2 (1962)

Campeonato Paulista Série A-3 (2001, 2013).

Deixe uma resposta