Notícias

Sem categoria

Conhecendo Clubes do Interior de SP: Comercial

Comercial

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça um pouco mais sobre a história do Comercial Futebol Clube

O Comercial Futebol Clube é uma equipe com sede na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que foi fundada no dia 10 de outubro de 1911. Inicialmente a equipe recebeu a grafia de Commercial Football Club, que foi mudada com o passar do tempo.

Primeira partida

O primeiro duelo envolvendo a equipe do Comercial (ainda com a grafia Commercial) foi no dia 15 de novembro de 1911, em um amistoso contra o Athletico Gymnasial, outra equipe de Ribeirão Preto.

O duelo acabou com uma derrota do Comercial por 3 a 1, mas ficou registrado o primeiro gol da história do clube, anotado por Layolla.
Ficha técnica – Athletico Gymnasial 3×1 Commercial FC

Local: Campo do Athletico Ribeirão Preto

Árbitro: Jefferson Nogueira

Gols: Arlindo, Luiz e J. Franco (A Athletico Gymnasial); Loyolla (Commercial FC)

Athletico Gymnasial: Hugo, Jonas, Luiz, Guttemberg, J. Franco, Cervantes, Gama, Luiz, Arlindo, Ortiz e José

Commercial FC: A. Oliveira, Moreira, Fritsch, F. Almeida, Jose Grota, A. Almeida, S. Reinaldo, Djalma Machado, J. Lima, V. Mello e Loyolla.

Primeiro jogo internacional

O primeiro duelo internacional da equipe aconteceu em 1922, em um amistoso diante da Seleção Argentina, que terminou em 1 a 1. A seleção do país vizinho estava no Brasil para a disputa do Campeonato Sul-Americano e a Copa Racco, dois torneios que foram vencidos pelo Brasil.

Primeiros títulos

As primeiras conquistas da equipe não demoraram para acontecer. Em 1917, o Comercial conquistou a Taça Castellões, que reuniu diversos clubes do interior paulista.

Os participantes da competição foram: Comercial FC e Palestra Itália EC (Ribeirão Preto); CA Pirassununguense (Pirassununga); AA São João (São João da Boa Vista), União Atletica Casabranquense (Casa Branca), EC Taubaté (Taubaté), e representantes das cidades de Batatais, Taquaritinga, São Simão, São Carlos, Tambaú, Piracicaba e Franca.

Em sua campanha, o Comercial venceu o Taquaritinga por 20 a 0, sendo essa a maior goleada da história do clube; o São Carlos por 3 a 1; São Simão por 6 a 0; Palestra Itália por 2 a 0; Franca por 7 a 0 e novamente o Palestra por 4 a 1.

O Comercial também conquistou a Taça Besquizza, no mesmo ano, ao vencer o Paulistano, atual campeão paulista, por 4 a 1.

 

Força do interior

No ano de 1919, a equipe do Comercial foi o primeiro time de Ribeirão Preto a disputar um campeonato de maior relevância. A competição em questão foi o Campeonato Paulista Divisão do Interior da APEA (Associação Paulista de Esportes Athléticos). A equipe fez uma belíssima campanha, mas acabou com o vice-campeonato, após ser derrotado pelo EC Taubaté na final.

Excursão ao Nordeste

Em 1920, convidado pelo Sport Club do Recife, a equipe do Comercial realizou uma excursão para o Nordeste, onde realizou oito partidas.

Foram sete vitórias, contra um Combinado América/Santa Cruz; Sport; Santa Cruz FC; América; Náutico; Liga Pernambucana e Liga Baiana, e um empate, diante da própria Liga Pernambucana.

Dessa excursão surgiu o apelido que o clube leva até hoje, Leão do Norte.

Paralisação e retorno as atividades

Em 1929, após uma crise na bolsa de Nova York, a cidade de Ribeirão Preto foi afetada diretamente, a diretoria do clube decidiu por uma cessão de trabalhos, que durou até o ano de 1954, onde ocorreu uma mobilização pelo retorno do Comercial, onde aí sim recebeu a grafia que leva até os dias de hoje.

Rolo compressor

Em 1966 a equipe do Comercial viveu o seu melhor ano da história, onde realizou feitos importantes e recebeu o apelido de Rolo Compressor.

O Leão acabou com uma invencibilidade de 14 jogos do Palmeiras dentro do Palestra Itália, e também venceu a equipe em Ribeirão Preto por 3 a 0.

Em uma partida emocionante, o Comercial conseguiu anotar cinco gols no Santos de Pelé dentro da Vila Belmiro, um feito espetacular.

A equipe também aplicou uma goleada histórica por 8 a 1 sobre o Bragantino, jogando em Ribeirão.

De quebra, o Leão terminou o Paulista em terceiro lugar, atrás do Palmeiras e Corinthians apenas.

Fase atual

Após algumas crises e boas fases, o Comercial passou anos alternando entre Série A-3, A-2 e até mesmo a elite paulista. Atualmente, a equipe disputa a Série A-3, onde terminou em 10º lugar em 2016, e também joga a Copa Paulista.

Wesley Contiero (873 Posts)

Estudante de jornalismo, 23 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta