A uma rodada do fim, Villarreal vence campeão Barcelona, fora de casa, e garante quinto lugar antecipadamente na LaLiga 2024/2025
A 37ª e penúltima rodada da LaLiga 24/25, nome oficial do Campeonato Espanhol, aconteceu em sua totalidade neste domingo (18). Destaque para o Villarreal, que venceu o Barcelona, por 3 a 2, com direito a vira-vira, em pleno Estádio Olímpico de Montjuic, na cidade de Barcelona.
Ayoze Pérez abriu o placar para os visitantes logo aos quatro minutos, com um chute cruzado. Campeão na jornada passada, o Barça não se assustou e partiu para cima. Aos 37, Lamine Yamal, em um lance genial (mais um), marcou um golaço e empatou. Nos acréscimos, quando o Villarreal tinha um a menos em campo pela lesão de Ayoze Pérez, Fermín López aproveitou sobra de bola na entrada da área, ajeitou para a perna esquerda e finalizou sem chances para o goleiro brasileiro Luiz Júnior.
No segundo tempo, novamente o Submarino Amarelo marcou um gol cedo. Aos cinco minutos, Santi Comesaña, com um toque de categoria, deixou tudo igual. O canadense Tajon Buchanan, que entrou no lugar de Yéremy Pino, aproveitou o cruzamento rasteiro de Sergi Cardona para, aos 34, definir o triunfo da equipe visitante.
Assim, com sua quinta vitória consecutiva, o Villarreal foi a 67 pontos e garantiu antecipadamente a quinta colocação. Desta forma, conquista uma vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa. São oito pontos de vantagem para o Betis, sexto colocado.
Já o campeão Barcelona, que finalizou muito mais (24 x 7) e teve mais que o dobro de posse de bola (69% x 31%), continua com 85 pontos ganhos e ficou a um gol do seu centésimo na LaLiga 2024/2025.
Barcelona 2 x 3 Villarreal
Barcelona : Ter Stegen; Eric (Fort 74′), Cubarsí, Iñigo, Martín (Balde 46′); Gavi (Olmo 85′), Pedri (De Jong 46′); Yamal, Fermín, Raphinha; Lewandowski (Victor 74′).
Villarreal : Júnior; Foyth, Navarro (Kambwala 64′), Costa, Cardona; Pépé (Gerard 77′), Comesaña, Parejo (Gueye 58′), Pino (Buchanan 64′); Baena, Ayoze (Barry 46′).