Verstappen vence GP do Brasil e se aproxima do tetra na F1
Após largar em 17º lugar, Verstappen deu um espetáculo embaixo de chuva e venceu o GP do Brasil de F1
A temporada com mais grandes prêmios na história da F1 teve neste domingo (3) o GP do Brasil, em Interlagos (SP), a 21ª etapa das 24 previstas para 2024.
Sob um dilúvio a maior parte do tempo, o holandês Max Verstappen deu um espetáculo à parte. Após largar da 17ª posição, realizou várias ultrapassagens e ainda venceu com sobras a corrida, que durou exatas 2 horas e 27 minutos. Ademais, ainda foi o autor da volta mais rápida, batendo a marca 16 vezes seguidas.
Atual tricampeão mundial, o piloto de 27 anos da RBR, líder na classificação de pilotos, se aproximou do tetra, já que viu seu rival direto, o inglês Lando Norris, da McLaren e que saiu da pole, acabar apenas em sexto lugar.
Além da segunda vez seguida que ganha no Brasil, Verstappen acabou com um jejum de dez provas e quatro meses sem triunfar. A dupla da Alpine, os francês Esteban Ocon e Pierre Gasly, completou o pódio, de forma surpreendente.
Veja a classificação final do GP do Brasil:
1 – Max Verstappen (HOL/Red Bull)
2 – Esteban Ocon (FRA/Alpine)
3 – Pierre Gasly (FRA/Alpine)
4 – George Russell (ING/Mercedes)
5 – Charles Leclerc (MON/Ferrari)
6 – Lando Norris (ING/McLaren)
7 – Yuki Tsunoda (JAP/RB)
8 – Oscar Piastri (AUS/McLaren)
9 – Liam Lawson (NZE/RB)
10 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
11 – Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
12 – Oliver Bearman (ING/Haas)
13 – Valtteri Bottas (FIN/Sauber)
14 – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
15 – Guanyu Zhou (CHN/Sauber)
Abandonaram
– Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
– Franco Colapinto (ARG/Williams)
– Nico Hulkenberg (ALE/Haas)
– Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
Não largou
– Alexander Albon (TAI/Williams)
Max Verstappen agora tem 393 pontos contra 331 de Lando Norris – a distância entre os dois subiu para 62 pontos. Isto significa que o tetra pode chegar já na próxima etapa, bastando terminar ao menos 60 pontos à frente na classificação geral.
Charles Leclerc mantém a terceira posição com 307, porém sem chances de título. Oscar Piastri continua em quarto lugar, com 262. Carlos Sainz permanece com 244, fechando o G-6.
No campeonato de construtores, a McLaren viu sua vantagem na liderança aumentar. A equipe chegou a 593 pontos, ficando 36 à frente da Ferrari. A Red Bull tem 544. A Alpine saiu do penúltimo lugar para o sexto, com 49 pontos.
As três últimas corridas de 2024 estão agendadas para 24 de novembro em Las Vegas (Estados Unidos), 1º de dezembro em Lusail (Qatar) e 8 de dezembro em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).
Leia+