Verstappen vence em Las Vegas e se iguala a Vettel na F1
Tricampeão, Max Verstappen se recupera de punição sofrida e passa a ser o terceiro com mais vitórias na F1
A temporada de 2023 da F1, com 23 grandes prêmios previstos (o de Emilia-Romagna foi adiado pelas fortes chuvas), um número recorde na história, teve, no circuito de rua de Las Vegas, no Estados Unidos, a sua penúltima etapa.
Charles Leclerc, da Ferrari, era o pole position. No entanto, o tricampeão Max Verstappen saltou para a liderança depois de empurrar o monegasco para fora da pista logo na curva um. A volta terminou com uma confusão: rodada de Fernando Alonso, que atingiu Valteri Bottas frontalmente e ainda foi acertado por Sergio Pérez. Carlos Sainz também rodou e tocou em Lewis Hamilton.
Na volta quatro, Lando Norris bateu na curva 12 e abandonou a prova. Verstappen foi punido com cinco segundos. Mesmo voltando na 11ª posição, o holandês, que também teve um contato com George Russell, que foi quem levou a mesma punição, o tricampeão terminou no primeiro lugar do pódio. Na última volta, Leclerc impediu uma dobradinha para a RBR, ao ultrapassar Pérez e recuperar o segundo lugar.
Essa foi a 18ª vitória de Verstappen na temporada de 2023, que já é a mais dominante da história, com a proporção de triunfos em quase 86%. A conquista 53 de sua carreira fez o tricampeão igualar o tetracampeão Sebastian Vettel como terceiro maior vencedor de todos tempos. Com a vitória, ele vai a 549 pontos no campeonato de pilotos, e Pérez já garante o seu inédito vice-campeonato, chegando a 273 pontos contra 232 de Lewis Hamilton, confirmado em terceiro. Carlos Sainz e Fernando Alonso estão com 200 e brigam pelo quarto lugar com Lando Norris (195) e Charles Leclerc (188).
No Mundial de construtores, a RBR soma 822 pontos enquanto a vice-líder Mercedes, com 293, vê a Ferrari ficar com só quatro a menos, na terceira posição. Os pilotos voltam às pistas pela última vez nos dias 24,25 e 26 de novembro, no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, Emirados Árabes.
Resultado final do GP de Las Vegas de F1:
- Max Verstappen (RBR)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Sergio Pérez (RBR)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- George Russell (Mercedes)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Alexander Albon (Williams)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
- Logan Sargeant (Williams)
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – ABANDONOU
Nico Hulkenberg (Haas) – ABANDONOU
Lando Norris (McLaren) – ABANDONOU