Vélez Sarsfield é campeão argentino pela 11ª vez
Vélez Sarsfield ganhou do Huracán, em casa, por 2 a 0, e ainda viu o Talleres perder para o Newell´s Old Boys, na última rodada do Campeonato Argentino
A 27ª e última rodada do Campeonato Argentino de 2024 teve, neste domingo (15), os três clubes na briga pelo título (Vélez Sarsfield, Talleres e Huracán) em campo.
Um dos líderes, o Vélez recebeu o terceiro colocado, Huracán, no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. O time comandado pelo boliviano Gustavo Quinteros tinha grande vantagem no saldo de gols sobre o Talleres e dependia apenas de si para se tornar campeão.
Aos 30 minutos do primeiro tempo, Francisco Pizzini tocou para Claudio Aquino, na cara do gol, finalizar. O goleiro equatoriano Hernán Galíndez fez uma bela defesa à queima roupa, mas no rebote o meia não desperdiçou e balançou as redes. Ainda antes do intervalo, aos 41, Francisco Pizzini passou para Valentín Gómez chutar. Galíndez defendeu, porém Damián Fernández aproveitou outro rebote para ampliar e definir o marcador.
Para melhorar, o Talleres, que vinha de cinco triunfos consecutivos na competição, perdeu para o Newell´s Old Boys (apenas o 25º colocado entre os 28 participantes), por 3 a 1, em pleno estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba.
Vélez classificou River e Boca para a Libertadores
Assim, Vélez Sarsfield terminou com 51 pontos ganhos e sagrou-se campeão argentino pela 11ª vez. Talleres, com 48, e Huracán, com 46, vieram em seguida. O “Fortín” ganhou um prêmio de 500 mil dólares e se mantém em sexto lugar no ranking de maiores ganhadores. O líder da lista é o River Plate, que tem 38 taças, seguido pelo Boca Juniors, com 35.
Com a conquista do Vélez Sarsfield, Talleres e River Plate irão à Copa Libertadores da América diretamente para a fase de grupos, através do desempenho na tabela geral anual. O Boca Juniors conseguiu um lugar na fase prévia. Os outros garantidos são Racing (campeão da Copa Sul-Americana deste ano), Estudiantes de La Plata (campeão da Copa da Liga) e Central Córdoba (campeão da Copa Argentina).
Assim ficou a tabela anual para a Libertadores e Sul-Americana:
- Vélez: 76 pontos (Libertadores)
- Talleres: 72 pontos (Libertadores)
- River: 70 pontos (Libertadores)
- Racing: 70 pontos (Libertadores – Campeão da Copa Sul-Americana)
- Boca: 67 pontos (Libertadores)
- Godoy Cruz: 64 pontos (Sul-Americana)
- Estudiantes: 63 pontos (Libertadores – Campeão da Copa LPF)
- Independiente: 62 pontos (Sul-Americana)
- Huracán: 62 pontos (Sul-Americana)
- Unión: 60 pontos (Sul-Americana)
- Lanús: 59 pontos (Sul-Americana)