
Campeonato Carioca de Futsal tem sete participantes em 2025, entre eles o atual campeão Vasco da Gama
O Campeonato Carioca Adulto Masculino de Futsal de 2025, organizado pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ), teve o encerramento de sua quinta rodada (a segunda teve uma partida adiada), com destaque para Vasco e Corrêas.
O Vasco da Gama, atual campeão, goleou o Maria da Graça/AESG por 4 a 1, no Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro. O goleiro Eduardo apareceu bem e manteve o placar zerado até que Caio Carriço conseguiu inaugurar o marcador, que não foi mais alterado no primeiro tempo porque o arqueiro visitante continuou se destacando na partida.
O panorama seguiu o mesmo na segunda etapa. O time cruzmaltino criando, atacando, mas esbarrando nas defesas de Eduardo. Quando faltavam pouco menos de seis minutos para o fim, David Reis ampliou, aproveitando rebote do goleiro. Eric diminuiu com um golaço, acertando um chute no ângulo. Atuando com goleiro-linha em busca do empate, os visitantes viram Gabriel Delduque chutar da sua área para a meta vazia e marcar o terceiro tento vascaíno. No fim, Caio Carriço fez mais um, em outro rebote de difícil defesa de Eduardo.
Nos outros dois jogos, o Corrêas goleou a Portuguesa por 5 a 1, no Ginásio Belmiro José Sant’Anna, em Petrópolis, e o Comary/Teresópolis ganhou do Paty do Alferes por 6 a 4, no Ginásio Pedro Jahara, em Teresópolis.
O Corrêas, com quatro goleadas aplicadas, lidera o campeonato, com 12 pontos ganhos. O Vasco da Gama, com um jogo a menos, também está com 100% de aproveitamento (nove pontos). Canto do Rio, Maria da Graça/AESG e Comary/Teresópolis somam três. O Paty do Alferes ainda não pontuou e é o lanterna.
Carioca de Futsal de 2025 tem apenas dois participantes de 2024
A sexta rodada do Carioca de Futsal terá Portuguesa x Vasco da Gama, Paty do Alferes x Canto do Rio e Maria da Graça/AESG x Comary/Teresópolis. O Corrêas folga.
Em relação a 2024, somente dois participantes do ano passado permaneceram: Vasco da Gama e Corrêas. Deixaram a competição Aequi de São Gonçalo, Teresópolis e Liga Mageense. Apenas dois times são da capital: Portuguesa e Vasco. Outro seria o Maria da Graça, mas que fez parceria com a AESG e atua em São Gonçalo. Os demais são Corrêas (Petrópolis), Canto do Rio (Niterói), Comary (Teresópolis) e Paty do Alferes (Paty do Alfares).
As sete equipes se enfrentam em turno único. As quatro melhores avançam às semifinais, em partidas de ida e volta. Empate no placar agregado levará o duelo para a prorrogação. Persistindo a igualdade, avançará a equipe de melhor campanha. A final também acontecerá em dois jogos e terá o mesmo critério.
Apenas três ginásios estão aptos para a decisão do título, segundo a FFSERJ: Vila Olímpica de Duque de Caxias, Poliesportivo Pedro Jahara – Pedrão (Teresópolis) e Ginásio Sidney Monteiro – Clube Mauá (São Gonçalo).