Uruguai e Portugal duelam por vaga nas quartas de final da Copa do Mundo
Será o primeiro duelo em Copas entre uruguaios e portugueses
Como era esperado desde o sorteio da Copa do Mundo, as oitavas de final colocariam frente a frente o Uruguai contra um dos países ibéricos. Com mais suspense do que esperado, Portugal avançou em segundo do grupo B e encarará o primeiro do Grupo A. O jogo será disputado em Sochi, às 15h deste sábado. Quem avançar, encarará o vencedor de França e Argentina.
URUGUAI REPETE ESTRATÉGIA DE JOGO CONTRA RÚSSIA
Após dois jogos em que a vitória veio mas sem mostrar um bom futebol, Uruguai venceu e convenceu na partida contra a Rússia. Muito mais do que o categórico 3 a 0, o destaque foi para a marcação e poder de contra-ataque Celeste, que fez com que os donos da casa não criassem mais do que uma jogada de perigo contra o gol do Muslera.
Para o jogo contra Portugal, o técnico Óscar Tabárez deve repetir a escalação e o esquema tático da partida contra os anfitriões. A única alteração deve ser a entrada do zagueiro José Giménez, que ficou de fora contra a Rússia por conta de contusão muscular. Com isso, Sebastián Coates ficará como opção no banco de reservas.
No meio-campo, Nahitán Nández fará a dupla função de meia aberto pela direita e de lateral ajudando Martín Cáceres na marcação. Com isso, o esquema tático do Uruguai oscilará entre o tradicional 4-4-2 e um 5-3-2 mais cauteloso quando o time for atacado. Rodrigo Bentancur deverá ser novamente o homem de criação no meio-campo uruguaio.
PORTUGAL VAI A CAMPO PROVAR QUE NÃO DEPENDE APENAS DE CRISTIANO RONALDO
A primeira fase de Portugal deixou mais dúvidas do que certezas. Após um excelente jogo inicial, o melhor da primeira fase, empatando em 3 a 3 com a Espanha, a equipe portuguesa não conseguiu confirmar o favoritismo diante de Irã e Marrocos.
Contra os africanos, a vitória veio graças a mais um gol de Cristiano Ronaldo e uma bela atuação do goleiro Rui Patrício (somado à péssima pontaria dos marroquinos). Contra o Irã, o gol salvador foi marcado pelo Quaresma, mas a vaga quase escorreu entre os dedos no final do jogo.
Para a partida deste sábado, o técnico Fernando Santos não terá desfalques e a equipe deverá ser a mesma que jogou contra o Irã na última segunda feira. William Carvalho está recuperado de contusão e deverá estar em campo. Além do craque do Real Madrid, Portugal conta com as defesas do Rui Patrício e a experiência de Pepe para segurar a dupla ofensiva uruguaia formada por Suárez e Cavani.
Do meio para frente, Quaresma e Adrien Silva são armas perigosas, assim como o jovem talentoso Gonçalo Guedes, que ainda não brilhou nesta Copa do Mundo. Caberá a João Mario o papel de articulador e lançador, tentando explorar a qualidade indiscutível de Cristiano Ronaldo.
FICHA TÉCNICA: URUGUAI x PORTUGAL (Sábado – 15h)
Estádio: Fisht Stadium (Sochi)
Árbitro: Cesar Ramos (México)
Uruguai: Fernando Muslera; Martín Cáceres, José Giménez, Diego Godín; Diego Laxalt; Nahitán Nández, Lucas Torreira, Matías Vecino, Rodrigo Bentancur; Luís Suárez, Edinson Cavani. Técnico: Óscar Tabárez
Portugal: Rui Patrício; Soares, Pepe, Fonte, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Quaresma, Adrien Silva, João Mário; Cristiano Ronaldo. Gonçalo Guedes. Técnico: Fernando Santos