Universidad Católica está nas quartas da Copa Equador
Em jogo de abertura das oitavas da Copa Equador de 2024, Universidad Católica goleou fora de casa o Santa Elena Sumpa
A edição 2024 da Copa Equador teve o início de sua terceira fase, as oitavas de final, com a presença de 11 clubes da elite do país.
No jogo de abertura, a Universidad Católica de Quito confirmou o seu favoritismo e aplicou uma contundente goleada de 4 a 1 sobre o Santa Elena Sumpa. A partida aconteceu no estádio Los Chirijos, na cidade de Milagro, e deixou clara a superioridade do time da Série A diante do rival da terceira divisão.
Um gol de voleio do argentino Luciano Nieto, aos 19 minutos, abriu o marcador. Ember Montaño chegou a empatar apenas dois minutos depois, para o atual campeão da quarta divisão. Contudo, a alegria durou pouco. Aos 25, Alexander Alvarado cobrou escanteio e Gustavo Vallecilla cabeceou para as redes.
No segundo tempo, aos 11 minutos, o goleador Jhon Jairo Cifuente ampliou a vantagem. Aos 30, um gol de cabeça de Mauro Díaz determinou a goleada dos visitantes.
Universidad Católica aguarda próximo adversário
Agora, a Universidad Católica espera pelo seu rival nas quartas de final. Ele sairá do duelo entre Emelec e Técnico Universitario, programado para o dia 8 de setembro, no estádio George Capwell, eme Guayaquil.
Os demais confrontos das oitavas de final são os seguintes: Independiente Juniors x Mushuc Runa, LDU Quito x Deportivo Cuenca, Cuniburo x Independiente del Valle, Santo Domingo x El Nacional, Aucas x Libertad e Guayaquil City x Delfín.
Cabe lembrar que esta fase do torneio, assim como as oitavas e as quartas de final serão realizadas em jogos únicos, sempre com a equipe de pior divisão/colocação atuando como local. Caso haja empate, o vencedor será conhecido nos pênaltis. As semifinais serão a única etapa com jogos de ida e volta. Os ganhadores decidirão o título em partida única e campo neutro.
A última edição da Copa Equador foi em 2022. O campeão foi o Independiente del Valle, que ganhou a final contra o 9 de Octubre. Em 2023 o torneio aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF. O campeão de 2024 representará o país na Copa Libertadores da América de 2025 com a denominação de “Equador 4”, além de ganhar um prêmio no valor de 340 mil dólares.