
Eurobasket 2025, que teve a eliminação precoce da Espanha, atual campeã, viu a Turquia seguir invicta com um show de Sengun
A fase final do Eurobasket de 2025 teve o início de sua fase de quartas de final. Após a participação de 40 seleções na fase de qualificação, a competição tinha os 24 classificados divididos em quatro grupos. Destaque para a eliminação precoce da Espanha, atual campeã.
Depois, nas oitavas de final, a França foi a única líder de grupo eliminada. Nesta terça-feira (9) começaram as quartas de final, na Arena Riga, na cidade de Riga, na Letônia.
Ainda invicta, a Turquia venceu a sétima partida seguida. Donos da segunda melhor campanha do torneio, atrás apenas da Alemanha, os turcos cumpriram as expectativas e venceram a Polônia por 91 a 77.
Com o resultado, a Turquia disputará as semifinais do EuroBasket pela segunda vez em sua história. A primeira foi em 2001, quando sediou a competição e foi vice-campeã, perdendo a decisão do título para a Iugoslávia.
Principal nome da equipe, Alperen Sengun se tornou o mais jovem jogador na história do torneio a anotar um triplo-duplo. Aos 23 anos, ele conseguiu 19 pontos, 12 rebotes e 10 assistências (além de três roubos de bola).
Após empate por 19 a 19 ao fim do primeiro quarto, a Turquia deslanchou no segundo e foi para o intervalo vencendo por 46 a 32. No terceiro a vantagem chegou a 22 pontos de diferença, mas terminou 65 a 50. Os poloneses conseguiram reduzir para oito, venceram o último quarto por 27 a 26, mas não evitaram a eliminação.
Em busca do tri, Grécia volta à semifinal do Eurobasket após 16 anos
Na semifinal, sexta-feira (12), a Turquia terá pela frente a Grécia. Os gregos derrotaram a Lituânia por 87 a 76 e estão entre os quatro melhores 16 anos depois.
Em busca do tricampeonato, a seleção grega contou com mais uma performance altíssima de seu craque. Giannis Antetokounmpo conseguiu 29 pontos, seis rebotes e quatro roubos de bola. A difrença no placar pode ser explicada pelos contra-ataques: apenas quatro pontos para os lituanos contra 20 dos adversários. Assim de nada adiantou o duplo-duplo de Jonas Valanciunas. O pivô marcou 24 pontos e pegou 15 rebotes.
A Grécia venceu o primeiro quarto por 24 a 19 e foi para o intervalo vencendo por 44 a 38. A difrença aumentou com o fim do terceiro quarto (64 x 52). A Lituânia ainda ganhou o último por um ponto (24 x 23).
Leia+