Três clubes lutam contra a queda na última rodada do Italiano
Frosinone, Udinese e Empoli tentam escapar da queda na 18ª posição; Sassuolo e Salernitana já caíram para a Série B italiana
Chegou ao fim a 37ª e penúltima rodada da “Serie A TIM” 2023/2024, nome oficial do Campeonato Italiano. Agora são três clubes lutando contra a queda da elite.
Nesta segunda-feira (20), a já rebaixada e lanterna Salernitana perdeu em casa por 2 a 1 para o Verona, que assim não tem mais chances de cair.
Derrotado em seus domínios pelo Cagliari (0 x 2), o Sassuolo assegurou o penúltimo lugar e também está rebaixado à Série B antecipadamente. É a primeira vez que o clube do norte da Itália amargará um rebaixamento em sua história. O Sassuolo estava na primeira divisão desde 2013/2014.
Com dois gols de pênalti nos acréscimos do segundo tempo, Udinese e Empoli empataram por 1 a 1, em confronto direto realizado em Udine. Melhor para o Frosinone, que bateu o Monza Brianza por 1 a 0, fora de casa, e deixou a zona de rebaixamento.
No momento, o Frosinone é o 16º, com 35 pontos ganhos. A Udinese tem 34 e o Empoli, 33. Sassuolo, com 29, e Salernitana, com 16 pontos somados, são os dois últimos. Domingo (26), pela última rodada, na luta contra a queda, o Frosinone, com a vantagem do empate, receberá a Udinese, enquanto o Empoli jogará em casa contra a Roma (6ª).
Muita emoção na luta pelas competições europeias também
Na parte de cima, com a Internazionale campeã há várias rodadas, o time de Milão empatou por 1 a 1 contra a Lazio, dentro de casa. Assim, foi a 93 pontos ganhos 19 a mais que o eterno rival Milan, que perdeu por 3 a 1 para o Torino, em Turim.
Nesta segunda-feira (20), o Bologna, comandado pelo brasileiro Thiago Motta, abriu 3 a 0, mas cedeu o empate, em seus domínios, para a Juventus: 3 x 3. Ambas as equipes estão garantidas na Liga dos Campeões da Europa 24/25. O Bologna, invicto há nove jogos, é o terceiro, com 68, e a Juventus, que empatou pela sexta vez seguida, aparece em quarto lugar, com a mesma pontuação.
A Atalanta, com sua quinta vitória consecutiva, ao fazer 2 a 0, fora de casa, no Lecce, foi a 66 pontos e também conquistou um lugar na próxima Liga dos Campeões, já que a Itália terá direito a cinco vagas. Ao bater o Genoa, por 1 a 0, na capital, a Roma chegou a 63 pontos ganhos, e ainda sonha com a principal competição de clubes do continente. Para isso, a Atalanta terá que conquistar a Liga Europa diante do Bayer Leverkusen (ALE).
Caso isto não aconteça, a Roma, que tem três pontos de vantagem para a Lazio, irá para a Europa League, se for a sexta colocada. Ou para a Uefa Conference, se terminar em sétimo. Se a Atalanta conquistar o inédito título, Fiorentina (54), Torino (53) e Napoli (52) brigarão por um lugar na próxima Conference. A Fiorentina visitará o Cagliari (15º), o Torino pegará a Atalanta, fora, e o Napoli receberá o Lecce (14º).