Opinião: Treinadores devem assistir outros jogos no estádio
O técnico do Vasco acompanhou a decisão do Estadual e posou para fotos com os rubro-negros que estavam presentes no estádio na final entre Flamengo e Fluminense
Na tarde deste ultimo domingo (07/05). O técnico Milton Mendes apareceu em alguns vídeos divulgados com alguns torcedores do Flamengo em uma arquibancada mista para assistir a final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, conquistado pelo time Rubro-Negro. Isso gerou desconforto entre os torcedores vascaínos dividindo opiniões prós e contras a ida do técnico cruzmaltino.
Essa não foi a primeira vez que vai a um estádio acompanhar os jogos de equipes adversárias. O técnico já compareceu a partida entre Fluminense x Goiás, válida pela Copa do Brasil. No ano passado, ainda quando treinava o Santa Cruz, Milton foi até a Ilha do Retiro acompanhar o rival Sport enfrentar o Atlético-MG, e lá também foi muito bem recebido. No início da manhã, o comentarista Lédio Carmona falou que o técnico pediu um camarote, que o Vasco tem direito, mas sem vagas, acabou indo para o setor misto, onde a sua maioria era de torcedores flamenguistas.
Após a divulgação dessas imagens, os vascaínos se mostraram bastante irritados devido ao fato ocorrido. Muitos pediram a saída do técnico, outros citaram que ele era flamenguista e até conselheiro do clube. Outros com discursos mais calmos e sensatos, falaram que fez o certo devido a sua profissão e que o técnico tem que estudar os adversários, já que o Vasco enfrentará a dupla Fla-Flu em quatro oportunidades no Campeonato Brasileiro e na terceira rodada enfrentará o Fluminense. Entre os comentaristas foi um discurso mais tranqüilo. Alguns viram o Milton como ingênuo e outros analisaram que os técnicos devem ir ao estádio ver os jogos de seus adversários.
Na Europa, isso já é algo comum vermos técnicos em jogos de prováveis adversários. Isso é bem comum entre os jogos de seleções, mas em alguns jogos já vimos técnicos como Guardiola, na época do Bayern indo ao jogo do Barcelona e Nagelsmann, técnico do Hoffenheim foi a um jogo da semifinal na Copa da Alemanha entre Bayern e Borussia. Outro exemplo foi o lateral Bonucci, da Juventus que levou o filho, torcedor do Torino, ver o jogo do rival. Técnicos como Conte e Mourinho também já foram vistos em jogos de outras equipes. Porque aqui tem que ser diferente?
Em 2015, o então técnico do São Paulo, Juan Carlos Osorio foi aconselhado pela diretoria de não freqüentar os jogos do Palmeiras e Corinthians devido a rivalidade entre as equipes paulistas. Milton segue o mesmo caminho do colombiano, mas dessa vez sua ida aos jogos dos rivais foi enfim divulgado e daí surgiu à insatisfação dos torcedores.
Infelizmente esse tipo de insatisfação, mostra como temos falta de civilidade. Nossa sociedade não consegue aceitar algo tão normal e criamos polêmicas em cima disso. Basta ver a intolerância entre as pessoas por causa de política e até o cotidiano da nossa sociedade. Claro que isso chegaria ao futebol e Milton Mendes foi a bola da vez.
Hoje em dia, o técnico é mais estudioso e para isso, muitos deles frequentam jogos de outras equipes, fazendo uma análise mais completa, diferente de antigamente, onde essas análises era vista pela televisão, como vts, que é bem limitado. A importância de um técnico ver “in loco” o jogos de seus adversários tem que ser algo comum, principalmente aqui no país, mas creio que essa prática, devido a torcedores mais conservadores ou conhecidos como “clubistas” pode afastar de vez essa hipótese, já que tudo é polêmica e vira argumento para pedir a sua demissão. A atitude do Milton Mendes foi correta e deve ser repetir e outros técnicos deveriam fazer o mesmo e a mídia deve apoiar para que mude o pensamento to torcedor comum e aceite isso como algo natural e não como traíra, onde vimos diariamente nas redes sociais.