
Sabadell é o único clube invicto entre as três primeiras divisões dos principais países da Europa
Após a derrota do Bayern de Munique, da Alemanha, para o Arsenal, da Inglaterra (3 x 1), pela Liga dos Campeões da Europa, apenas um clube continua sem perder na Europa, com relação às três primeiras divisões das dez principais ligas. O CE Sabadell, da Espanha. De acordo com o ranking da Uefa as principais ligas do continente são: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Países Baixos, Turquia, Bélgica e República Tcheca.
O clube catalão, que compete na “Primera RFEF”, a terceira divisão espanhola, já disputou 14 jogos. São seis vitórias e oito empates. O Bayern, por sua vez, perdeu a invencibilidade após 18 partidas (17 vitórias e um empate). Naturalmente, trata-se de um feito meramente honorífico, já que os dois clubes jogam em realidades completamente distintas, mas ser o único invicto entre 30 divisões é um registro notável.
No momento, o Sabadell é o vice-líder do seu grupo, atrás do Atlético Madrileño (equipe B do Atlético de Madrid e comandado pelo ex-jogador Fernando Torres). São cinco triunfos e oito empates, num total de 23 pontos. São apenas cinco gols sofridos em 13 rodadas e ainda não foi vazado em seus estádio, Nova Creu Alta. Na Copa do Rei, avançou para a segunda fase, ao ganhar do Poblense (2 x 1, fora) e agora enfrentará o Deportivo La Coruña. Detalhe: sua invencibilidade pode acabar justamente num dérbi. Seu próximo adversário é o CE Europa, terceiro colocado, nesta sexta-feira (28).
Sabadell é o terceiro maior da Catalunha na história do futebol espanhol
Fundado em 1903, o Sabadell, 28º colocado no ranking geral do Campeonato Espanhol, é o terceiro entre os clubes da Catalunha, ficando atrás apenas de Barcelona e Espanyol. Os “arlequinados” não perdem desde o dia 20 de abril. No seu comando está Ferran Costa. O jovem técnico de Castelldefels, quando tinha apenas 25 anos de idade, subiu com o Manresa para a “Segunda RFEF”. Na temporada seguinte, levou o clube para os playoffs de acesso à “Primera RFEF”. Em 2024, com 29 anos, foi contratado pelo FC Andorra para a disputa da “LaLiga Hypermotion”, a segundona nacional, e se tornou o treinador mais jovem no futebol profissional espanhol.