Tigre e São Paulo estreiam na Conmebol Sul-Americana 2023
O duelo marca o reencontro do clube brasileiro contra o Tigre da Argentina, adversário batido na final de Sul-Americana de 2012
Nesta quinta-feira (6) às 21h00 (horário de Brasília), Tigre e São Paulo se enfrentam pela primeira rodada da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana no estádio José Dellagiovanna, em Buenos Aires, Argentina.
Como vem o Tigre
O Tigre fez uma campanha que pode ser considerada razoável na edição 2022 da Liga Profissional, o Campeonato Argentino. Acumulou 43 pontos (onze vitórias, dez empates e seis derrotas), o suficiente para ficar na sétima posição na tabela de classificação. Quando considerados os critérios de desempate. Foram 9 a menos que o Boca Juniors, que levantou a taça ao final da disputa. Como mandante, pontuou em 11 das 13 partidas realizadas. Dos 39 pontos que disputou como coluna 1, ganhou 23 (seis vitórias, cinco empates e duas derrotas). Fez 20 gols e sofreu 12.
No primeiro semestre, também teve bom desempenho na Copa da Liga Profissional com 20 pontos (cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas), assim, encerrou sua trajetória na fase de classificação no terceiro lugar do Grupo B. O time argentino mostrou a importância de atuar em casa. Pontuou em seis das sete partidas como mandante. Dos 21 pontos disputados em seu estádio, conquistaram 14 (quatro vitórias, dois empates e uma derrota). Superou o River Plate nas quartas de final, e o Argentinos Juniors nas semifinais. Porém, viu o título escapar diante do Boca Juniors na decisão.
Em 2023, entretanto, não começou com uma campanha das mais animadores na Liga Profissional, que teve sua disputa colocada no primeiro semestre. No sábado, 1º de abril, conseguiu interromper uma sequência de três derrotas ao marcar 2 a 1, em casa, contra o Lanús. Dessa maneira, atingiu 11 pontos (três vitórias, dois empates e quatro derrotas). Suficiente apenas para se assegurar na décima oitava posição entre os 28 participantes.
Como vem o São Paulo
O São Paulo teve um longo período em sua preparação para o confronto desta quinta-feira. Fruto de seu fracasso no Campeonato Paulista. O time ficou fora da disputa ainda no estágio de quartas de final da competição, o primeiro após a fase de grupos. Depois de ter se classificado como campeão da chave B com 23 pontos ganhos (sete vitórias, dois empates e três derrotas), o que foi a terceira melhor campanha no geral, não superou o Água Santa de Diadema.
Tendo a oportunidade de atuar em casa, que era a vantagem por ter ficado no primeiro posto no estágio de grupos, ficou no 0 a 0 contra o Água Senta. Foi eliminado ao ser superado na disputa por pênaltis. Desde então o técnico Rogério Ceni tem trabalhado para corrigir os erros apresentados pela equipe.
Os jogadores se concentram no setor de criação e finalização, contudo, o time mostrou frouxidão no setor de criação ao longo do estadual. Na Copa do Brasil, o São Paulo foi capaz de superar os dois estágios iniciais. Agora, terá o Botafogo, que também está na Copa Sul-Americana. Na versão passada da competição, o Tricolor Paulista chegou até a decisão, porém, perdeu o título para o Independiente del Valle, do Equador.
Tigre e São Paulo protagonizaram a final da Sul-americana de 2012, no Morumbi, diante de mais de sessenta mil torcedores, dentre eles, argentinos. Naquela ocasião, os argentinos se negaram a voltar para o segundo tempo após uma confusão nos vestiários com seguranças do estádio. A partida inicial terminou em 2 a 0 para o time paulista, e com isso, o São Paulo se consagrou campeão da competição.
Ficha Técnica: Tigre x São Paulo
Horário: 21h00 horário de Brasília
Local: Estádio José Dellagiovanna, Buenos Aires, Argentina
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Auxiliares: Nicolas Tarán e Horácio Ferreiro (Uruguai)
VAR: Ângelo Hermosilla (Uruguai)
Transmissão: ESPN e Star+
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Nathan (Raí Ramos), Arboleda, Beraldo (Alan Franco) e Caio Paulista; Luan, Rodrigo Nestor e Luciano; Wellington Rato, David e Erison.
Provável escalação do Tigre: Gonzalo Marinelli; Lucas Blondel, Victor Cabrera, Emanuel Aguilera, Sebastián Prieto; Cristian Zabala, Sebastián Prediger, Alexis Castro; Aaron Molinas; Facundo Colidiu, Mateo Retegui.
Foto: facebook.com/saopaulofc/