Tenerife é rebaixado à “Primera Federación”

Foto: Tenerife
Tradicional clube do futebol espanhol, Tenerife tropeçou em casa contra o já rebaixado Racing Ferrol e caiu para a terceirona do país, a “Primera Federación”
Pela 38ª rodada da temporada 2024/2025 de ‘LaLiga Hypermotion’, nome oficial da segundona espanhola, o Tenerife empatou por 1 a 1 contra o Levante, fora de casa. Depois de ter aberto o placar com Alejandro Cantero, aos 32 minutos do primeiro tempo, a equipe visitante cedeu o empate através de Roger Brugué, já aos 50 minutos da segunda etapae.
Assim, os “blanquiazules” estão rebaixados à terceira divisão do país, ou seja, na temporada 2025/2026, o Tenerife disputará a “Primera Federación”.
O time tinerfeño ocupa a zona de rebaixamento desde o início do campeonato. É o terceiro já descendido, depois de Cartagena e Racing Ferrol. Sporting Gijón, Málaga, Castellón, Eldense e Zaragoza ainda tentam escapar da queda.
Após as 42 rodadas previstas, campeão e vice garantirão o acesso à elite na próxima temporada. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputarão um play-off em duas fases na luta pela última vaga. Por outro lado, os quatro últimos (do 19º ao 22º) serão rebaixados à terceirona nacional, chamada de “Primera RFEF”.
Desde que subiu pela primeira vez à Segunda Divisão em 1953, o Tenerife esteve nos quatro níveis possíveis do futebol da Espanha. Foram 13 temporadas na elite, 48 na segundona, oito na terceirona e três na quartona. A “Primera Federación”, organizada pela Real Federación Española de Fútbol (RFEF), foi criadana temporada 2021/22 e equivale à desaparecida “Segunda B”. O clube tinerfeño será a primeira agremiação canária participante nesta competição.
Para o Tenerife é o nono descenso em seus quase 103 anos de história. Mesmo sem perder há oito jogos, são cinco empates seguidos. Com quatro rodadas para o fim, são oito vitórias, 11 empates 1 11 derrotas, com três treinadores: Óscar Cano (5), Pepe Mel (14) e Álvaro Cervera (19, mas serão 23).