Shakhtar Donetsk, com nove brasileiros, conquista Copa da Ucrânia

Foto: Shakhtar Donetsk
Foto: Shakhtar Donetsk

Com gol brasileiro, Shakhtar Donetsk empata no tempo normal contra o Dynamo Kiev, para depois vencer nos pênaltis

Em jogo único da final da Copa da Ucrânia 2024/2025. Shakhtar Donetsk e Dynamo Kiev empataram por 1 a 1, no Tsentralnyi Stadion, em Zhytomyr.

O veterano Andriy Yarmolenko abriu o placar para o Dynamo, aos 43 minutos do primeiro tempo. No entanto, na segunda etapa, Kauã Elias, ex-Fluminense, deixou tudo igual, aos 19 minutos, levando a decisão do campeão para os pênaltis.

Nas penalidades máximas, melhor para o Shakhtar, que venceu por 6 a 5 para ficar com o seu 15º título da competição, o segundo seguido. No elenco do campeão estão nove brasileiros. Seis foram titulares: Vinícius Tobias, Pedro Henrique, Pedrinho, Kevin, Marlon Gomes e Eguinaldo. Dois entraram no decorrer da partida: Kauã Elias e Alisson Santana. Newerton também foi relacionado.

Estou muito feliz. Hoje é um dia que jamais esquecerei: meu primeiro título e meu primeiro gol no futebol europeu, logo no maior clássico do futebol ucraniano. Eu sabia que esse momento iria chegar. Tudo tem sido muito rápido na minha carreira, desde o momento que subi pro time principal do Fluminense até a vinda para o Shakthar. Sair tão cedo do futebol brasileiro para a Ucrânia não é fácil. São países diferentes em todos os sentidos. Mas pouco a pouco a gente vai se adaptando. Os brasileiros do elenco me ajudam muito. Espero que seja o primeiro título de muitos – declarou Kauã Elias, após a final.

Shakhtar Donetsk foi campeão invicto, mas sem vida fácil em todas as fases

A equipe comandada pelo croata Marino Pusic realizou apenas quatro jogos para ficar com o troféu da Copa da Ucrânia 2024/2025. Nas oitavas de final venceu o Zorya Luhansk por 1 a 0, como mandante, gol de Lassina Traoré. Nas quartas de final, como visitante, bateu o Oleksandria por 1 a 0, gol de Kevin, já na prorrogação. Na semifinal, novamente fora de casa, outro triunfo na prorrogação por 1 a 0, sobre o Polissya, gol de Alisson Santana.

Se serve de consolo a perda do título para o maior rival, o Dynamo Kiev deve conquistar o Campeonato Ucraniano. A duas rodadas do fim, lidera, ainda invicto, com 68 pontos ganhos, cinco a mais que o Oleksandria. O Shakhtar Donetsk, atual bicampeão, é o terceiro, com 58, já sem chances de ser tri.

 

Leia+

Bologna conquista a Copa Itália 2024/2025

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Foto: Ajax
Ajax tropeça de novo, PSV vence e assume ponta a uma rodada do fim
Foto: Bologna
Bologna conquista a Copa Itália 2024/2025
c6f4e4569c8f89c4d2cca1d20fc9f03a
Na prorrogação, Betis vai à final da Conference League
0_Manchester-United-V-Athletic-Bilbao-UEFA-Europa-League-Semi-Final-Second-Leg-Old-Trafford
Liga Europa 24/25 terá final inglesa
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Voley