Segunda fase da Copa do Rei tem confrontos definidos
Sorteio definiu os 28 duelos da Copa do Reis, ainda sem a presença dos clubes que estão na Supercopa
A Ciudad del Fútbol de Las Rozas, sede da Real Federación Española de Fútbol (RFEF), recebeu o sorteio da segunda fase da Copa do Rei da Espanha 2022/2023, com 56 clubes na disputa, já que Real Madrid, Barcelona, Betis e Valencia, participantes da Supercopa, ainda isentos.
Foram os 55 times vencedores da primeira mais o Racing de Santander, isento da primeira eliminatória por ser o campeão da ‘Primera RFEF’, nome oficial da terceira divisão nacional. Já não restam os procedentes de categoria regional nem os da ‘Tercera RFEF’.
Etapa da Copa do Rei ainda terá jogos únicos
No formato do sorteio, Real Unión e Arenteiro, que eliminaram Cádiz e Almería, enfrentam novamente uma equipe da elite. As outras 12 encaram 12 dos 13 times da Segunda RFEF’ (quarta divisão). Uma agremiação restante mede força contra alguém da Segunda Divisão, que terá outros 11 diante dos 11 da ‘Primera RFEF’ e por fim os quatro restantes da segundona se pegam.
Serão jogos únicos, entre os dias 20 e 22 de dezembro. Em caso de empate, prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis.
Os 28 classificados se juntarão aos quatro previamente classificados para a realização da terceira fase, novamente em partidas únicas, assim como serão as oitavas, as quartas e a grande final. Apenas as semifinais terão os duelos em ida e volta.
Desde a temporada 1979/1980 que um clube que não é da elite não chega à decisão do torneio. Na oportunidade o Real Madrid Castilla foi à final, curiosamente diante do Real Madrid, que goleou a filial por 6 a 1. No entanto, o Castilla se viu recompensando jogando a então Recopa da Europa na temporada seguinte.
Equipes classificadas para o sorteio:
– Primera División: Valladolid, Osasuna, Mallorca, Elche, Villarreal, Espanyol, Atlético de Madrid, Girona, Rayo Vallecano, Celta de Vigo, Sevilla, Getafe, Real Sociedad, Athletic Bilbao.
– Segunda División: Andorra, Levante, Sporting de Gijón, Albacete, Ibiza, Málaga, Oviedo, Burgos, Tenerife, Cartagena, Mirandés, Eibar, Las Palmas, Granada, Alavés, Racing de Santander.
– Primera RFEF: Logroñes, Ceuta, Nàstic, Pontevedra, La Nucía, Linares, Intercity, Numancia, Eldense, Alcorcón, Mérida, Real Unión.
– Segunda RFEF: Guijuelo, Saguntino, Guadalajara, Gernika, Sestao River, Arenas, Coria, Ibiza Islas Pitiusas, Diocesano, Cacereño, Juventud de Torremolinos, Atlético Paso, Arnedo, Arenteiro.
Expectativas antes do sorteio
O presidente do Arenteiro, Argimiro Marnotes, esperava encarar o Atlético. Aitor Zulaika, técnico do Real Unión, queria um dérbi guipuzcoano contra a Real Sociedad. Gorka Zurinaga, presidente do Arenas, comemorou os 30 mil euros por passar de fase e aguardava o Athletic Bilbao como adversário.
Confrontos da segunda fase:
Real Unión – Mallorca
Arenteiro – Atlético de Madrid
Arenas Club – Real Valladolid
Guadalajara – Elche
Juventud Torremolinos – Sevilla
Arnedo – Osasuna
Sestao River – Athletic Bilbao
Atlético Saguntino – Rayo Vallecano
Guijuelo – Villarreal
Gernika – Celta de Vigo
Atlético Paso – Espanyol
Diocesano – Getafe
Coria – Real Sociedad
Cacereño – Girona
Ibiza Islas Pituisas – Eibar
Linares – Racing
Eldense – Burgos
Merida – Alavés
Logroñés – Albacete
Numancia – Sporting de Gijón
Alcorcón – Cartagena
Ginmástic de Tarragona – Málaga
Ceuta – Ibiza
Intercity – Mirandés
Pontevedra – Tenerife
La Nucía – Las Palmas
Real Oviedo – Granada
Levante – Andorra
Imagem: Federação Espanhola de Futebol