Segunda Divisão espanhola tem marca histórica
Pela primeira vez na história não há um clube sequer da Andaluzia na Segunda Divisão do futebol espanhol
Com o fim da “Primera RFEF”, nome oficial da Terceira Divisão espanhola, enfim teve encerramento a temporada 2022/2023 do futebol espanhol, definindo todos os clubes participantes de todas as divisões do país em 2023/2024.
Na Segunda Divisão, uma marca histórica será quebrada: as 22 agremiações representarão 12 comunidades autônomas, uma a menos que na passada temporada, já que a Catalunha retorna com o Espanyol, mas as Ilhas Baleares e a Andaluzia saem de cena, após os rebaixamentos de Ibiza e Málaga, respectivamente, para a categoria de bronze do futebol do país.
E é essa notícia a mais chocante: a ausência de equipes andaluzes na categoria de prata, já que desde a temporada 1928/1929, ou seja, a primeira na história da Segunda Divisão da Espanha, sempre houve ao menos um clube da Andaluzia. Além disso, num passado recente, há cinco anos, na temporada 2018/2019, havia cinco: Granada, Málaga, Cádiz, Almería e Córdoba. Portanto, a 2023/2024 será uma segundona inédita.
Assim, numa divisão geográfica, a separação de equipes por comunidades autônomas é a seguinte: Comunidad Valenciana (quatro representantes), Castilla y León (três), Aragón, Madrid, País Vasco e Asturias (duas cada) e Ilhas Canárias, Cantabria, Castilla-La Mancha, Catalunha, Galícia, Región de Murcia (um), além do Principado de Andorra. Além da Andaluzia e das Ilhas Baleares, ficaram de fora Navarra, Extremadura e La Rioja.
Com relação a 2022/2023, a segundona do país perde sete clubes: os promovidos Granada, Las Palmas e Alavés; e os descendidos Ponferradina, Málaga, Ibiza e Lugo. Em seus lugares entram os três rebaixados da elite (Espanyol, Valladolid e Elche) e os quatro que sobem da “Primera RFEF” (Alcorcón, Amorebieta, Racing de Ferrol e Eldense). Os que permanecem são: Levante, Eibar, Tenerife, Oviedo, Leganés, Cartagena, Mirandés, Burgos, Real Zaragoza, Huesca, Sporting de Gijón, Racing de Santander, Andorra, Albacete e Villarreal B.
O clube que mais temporadas jogou a Segunda Divisão é o Real Murcia, com 53 participações, além de ser também o que mais vezes foi campeão: oito vezes. Dos que estão na disputa em 2023/2024, ninguém participou mais que o Tenerife, que vai para a sua 45ª. Dos 22 que estão na disputa, somente o Sporting de Gijón jamais esteve na terceirona do país.
Foto: Site oficial do Eldense