Segunda Divisão espanhola tem marca histórica

 Segunda Divisão espanhola tem marca histórica

Pela primeira vez na história não há um clube sequer da Andaluzia na Segunda Divisão do futebol espanhol

Com o fim da “Primera RFEF”, nome oficial da Terceira Divisão espanhola, enfim teve encerramento a temporada 2022/2023 do futebol espanhol, definindo todos os clubes participantes de todas as divisões do país em 2023/2024.

Na Segunda Divisão, uma marca histórica será quebrada: as 22 agremiações representarão 12 comunidades autônomas, uma a menos que na passada temporada, já que a Catalunha retorna com o Espanyol, mas as Ilhas Baleares e a Andaluzia saem de cena, após os rebaixamentos de Ibiza e Málaga, respectivamente, para a categoria de bronze do futebol do país.

E é essa notícia a mais chocante: a ausência de equipes andaluzes na categoria de prata, já que desde a temporada 1928/1929, ou seja, a primeira na história da Segunda Divisão da Espanha, sempre houve ao menos um clube da Andaluzia. Além disso, num passado recente, há cinco anos, na temporada 2018/2019, havia cinco: Granada, Málaga, Cádiz, Almería e Córdoba. Portanto, a 2023/2024 será uma segundona inédita.

Assim, numa divisão geográfica, a separação de equipes por comunidades autônomas é a seguinte: Comunidad Valenciana (quatro representantes), Castilla y León (três), Aragón, Madrid, País Vasco e Asturias (duas cada) e Ilhas Canárias, Cantabria, Castilla-La Mancha, Catalunha, Galícia, Región de Murcia (um), além do Principado de Andorra. Além da Andaluzia e das Ilhas Baleares, ficaram de fora Navarra, Extremadura e La Rioja.

Com relação a 2022/2023, a segundona do país perde sete clubes: os promovidos Granada, Las Palmas e Alavés; e os descendidos Ponferradina, Málaga, Ibiza e Lugo. Em seus lugares entram os três rebaixados da elite (Espanyol, Valladolid e Elche) e os quatro que sobem da “Primera RFEF” (Alcorcón, Amorebieta, Racing de Ferrol e Eldense). Os que permanecem são: Levante, Eibar, Tenerife, Oviedo, Leganés, Cartagena, Mirandés, Burgos, Real Zaragoza, Huesca, Sporting de Gijón, Racing de Santander, Andorra, Albacete e Villarreal B.

O clube que mais temporadas jogou a Segunda Divisão é o Real Murcia, com 53 participações, além de ser também o que mais vezes foi campeão: oito vezes. Dos que estão na disputa em 2023/2024, ninguém participou mais que o Tenerife, que vai para a sua 45ª. Dos 22 que estão na disputa, somente o Sporting de Gijón jamais esteve na terceirona do país.

Foto: Site oficial do Eldense

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply