São Paulo leva a Copa SP pela quinta vez
Maior competição de base do futebol brasileiro, Copa SP teve clássico Majestoso emocionante na decisão pelo título de 2025
Na final da 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a maior competição de base do futebol brasileiro, deu São Paulo, campeão invicto.
Na reabertura do estádio do Pacaembu, na capital paulista, após uma reforma de mais de R$ 800 milhões do setor privado e inúmeras polêmicas e atrasos, o São Paulo venceu de virada seu eterno rival Corinthians (maior vencedor), por 3 a 2. Havia cinco anos que a decisão não era no local. E pela terceira vez houve o Clássico Majestoso, repetindo 1993 e 2004.
Por determinação do Ministério Público de São Paulo, jogos entre os quatro grandes são disputados com torcida única no Estado de São Paulo. Assim, o Tricolor teve toda a torcida a favor, por ter tido melhor campanha.
O São Paulo começou melhor, mesmo sem Ryan Francisco, artilheiro da competição, suspenso. Contudo, quando se acertou, o Corinthians saiu na frente. Aos 33 minutos, Denner girou em cima da marcação e acertou um belo chute para estufar as redes. Aos 43, Gui Negão chegou antes do goleiro para fazer o segundo tento alvinegro. Só que Paulinho, de cabeça, dois minutos depois, conseguiu diminuir.
Na volta do intervalo só deu Tricolor. Aos 17 minutos, de novo na bola aérea, Alves cruzou para a pequena área, Kauê não saiu do gol e Andrade subiu sozinho para empatar. A virada veio quatro minutos depois. De novo em cruzamento para a área, Paulinho, livre de marcação, cabeceou para fazer o gol do título.
Assim, o São Paulo conquistou o pentacampeonato da Copa SP, pois erguera o troféu em 1993, 2000, 2010 e 2019. Foram oito vitórias e um empate, com 24 gols marcados e somente cinco sofridos. Já o Corinthians, em sua 19ª final, permanece com 11 títulos.