Saiba o que fazer quando ocorrer dores de cabeça após atividades físicas
Atividades físicas é um hábito recomendado para a manutenção da saúde, bem como para prevenção de várias doenças. No entanto, é importante observar a intensidade, freqüência e a adaptação de cada indivíduo ao tipo de treino, pois podem ocorrer conseqüências advindas como a dor de cabeça no treino, fadiga, sintomas de overtraining, entre outros.
Este texto, em específico, irá esclarecer as causas, sintomas e o que fazer quando ocorrer dor de cabeça após o treino, portanto continue lendo.
Causas da dor de cabeça após atividades físicas
A dor de cabeça durante ou após o treino pode ocorrer em várias modalidades desportivas, como corrida, caminhada, musculação, natação, futebol, ciclismo, entre outros. Uma das principais causas da dor de cabeça no treino é justamente o esforço intensificado ou prolongado.
O que pode ocorrer é que haja uma maior tensão muscular decorrendo um bloqueio no transporte de sangue até o cérebro, em outras palavras ocorre uma má distribuição sanguínea, pois o organismo busca aumentar fluxo de sangue para os músculos conseguirem realizar os movimentos.
No geral, a causa está relacionada a fatores como:
- Desidratação;
- Má respiração;
- Hipoglicemia;
- Má nutrição;
- Problemas no sono;
- Desregulação hormonal (EX: TPM)
Além dos fatores mencionados acima, a dor de cabeça no treino também pode ser causada por problemas de saúde já instalados, assim, a dor de cabeça neste caso é um sintoma, um sinal de que algo não vai bem, por exemplo:
- Sinusite;
- Meningite;
- Anemia;
- Disfunção na ATM (articulação temporomandibular);
- Psicopatologias (ex: depressão e estresse);
- Hipertensão;
- Problemas de circulação (ex: Trombose)
Sintomas de dor de cabeça no treino
Obviamente o principal sintoma é a sensação dolorosa na cabeça, porém vale especificar que a sensação é descrita como um latejamento uni ou bilateral da cabeça, além disso, a dor de cabeça pode vir acompanhada de vômito, distorção na visão, rigidez cervical, entre outros.
O que fazer?
Primeiramente, é preciso identificar as causas da dor de cabeça no treino, isto é, se trata apenas de desidratação, esforço muito intensificado, problemas nutricionais ou de sono, então o tratamento é mudar os hábitos, ou seja, ingerir mais água, investir em alimentação balanceada, fazer refeições adequadas no pré e pós-treino, equilibrar a intensidade e a duração do treino, conversar com o profissional de educação física, buscar solução para os problemas na hora de dormir e fazer o repouso adequado.
No entanto, se tudo isso for feito e ainda assim as dores persistirem, torna-se importante verificar as condições de saúde junto com o médico, isto inclui realizar exames sanguíneos, endócrinos, neurológicos e psicológicos.
Uma vez identificado que a dor de cabeça após atividades físicas deriva de problema de saúde, o tratamento deverá ser focado de acordo com a questão patológica. Assim, poderá incluir:
- Administração de medicamentos em casos de hipertensão, sinusite, alteração significativa de taxas hormonais, trombose, etc;
- Acompanhamento nutricional nos casos de hipoglicemia, anemia e outros;
- Psicoterapia no caso de depressão e estresse;
- Tratamento odontológico ou ortopédico, em casos de disfunção na ATM.