Saiba mais sobre a ATP Cup que começa dia 3 de janeiro
Edição inaugural do torneio contará com grandes nomes do tênis masculino
A competição que abrirá o calendário do circuito masculino em 2020 será a ATP Cup, torneio disputado em equipes, que ocorrerá entre 3 e 12 de janeiro, antecedendo o Aberto da Austrália. No total, serão 24 países representados, cada um deles por dois tenistas. O critério de classificação foi a configuração do ranking da ATP em 11 de novembro, onde os países dos tenistas mais bem colocados foram selecionados. Portanto, não teremos tenistas representando o Brasil.
O formato de disputa consiste em duas etapas: fase de grupos e mata-mata. Na fase de grupos, foram sorteados 6 grupos com 4 equipes. Avançam para o mata-mata todos os primeiros colocados somados aos dois melhores segundos colocados da fase inicial.
A fase de grupos da ATP Cup será realizada em três cidades distintas: Brisbane, Perth e Sydney. O mata-mata acontecerá apenas em Sydney, na moderna Ken Rosewall Arena. Por causa da criação do evento, os ATP’s 250 de Brisbane e Sydney foram extintos, e a Hopman Cup também deixou de ser realizada.
DIVISÃO DOS GRUPOS
• Grupo A: Sérvia, França, África do Sul e Chile – BRISBANE
• Grupo B: Espanha, Japão, Geórgia e Uruguai – PERTH
• Grupo C: Bélgica, Reino Unido, Bulgária e Moldávia – SYDNEY
• Grupo D: Rússia, Itália, Estados Unidos e Noruega – PERTH
• Grupo E: Áustria, Croácia, Argentina e Polônia – SYDNEY
• Grupo F: Alemanha, Grécia, Canadá e Austrália – BRISBANE
PRINCIPAIS CANDIDATOS AO TÍTULO
SÉRVIA
A Sérvia terá como representantes: Novak Djokovic (atual nº2 do mundo) e Dusan Lajovic (atual nº34 do mundo). Pode ser apontada como favorita pelo fato de ter um dos maiores jogadores de todos os tempos. Mesmo assim, dada a imprevisibilidade dos jogos de duplas, não é nada certo que o país encontre vida fácil na fase inicial. A França deverá ser a principal adversária no Grupo A.
Djokovic participou da única conquista da Sérvia na Copa Davis (2010), foi eleito pela própria ATP como o melhor tenista da década, e quer estabelecer marcas ainda mais significativas em 2020, como por exemplo recuperar a liderança do ranking mundial para ir em busca do recorde de semanas no topo.
Lajovic teve um 2019 acima das expectativas, onde surpreendeu ao chegar na final do Masters 1000 de Monte Carlo, ficando com o vice-campeonato no saibro monegasco.
ESPANHA
O sorteio sorriu para o time espanhol. O país será representado por: Rafael Nadal (atual nº1 do mundo) e Roberto Bautista-Agut (atual nº9 do mundo). Atual campeã da Copa Davis, a Espanha deve passar sem dificuldades pela fase de grupos.
Nadal está no ápice da sua confiança. Foi protagonista na mais recente Copa Davis disputada em novembro de 2019, e terminou o ano como nº1 do ranking mundial pela quinta vez na carreira. Além disso, aparentemente não apresenta nenhum problema físico.
Bautista-Agut é outro que merece destaque. Conquistou resultados expressivos em 2019, como o título do ATP 250 de Doha e a semifinal em Wimbledon. Também esteve com Nadal na Davis, tendo participação decisiva para a sexta conquista do país na competição.
RÚSSIA
A Rússia terá dois fortíssimos representantes da chamada Next Gen: Daniil Medvedev (atual nº4 do mundo) e Karen Khachanov (atual nº17 do mundo). Dentre as candidatas ao título, talvez seja a equipe com menor disparidade de nível técnico entre os atletas. Por isso devemos estar atentos.
Medvedev teve um 2019 inesquecível. Foi campeão em Cincinnati e Xangai, vice em Montreal e no US Open. Alcançou seis finais consecutivas no segundo semestre do ano.
Khachanov teve um ano abaixo das expectativas. Teve como grande resultado as quartas de final em Roland Garros. Chegou a ser nº8 do mundo na metade de 2019, mas acabou caindo por não ter defendido grande parte dos pontos que havia feito no segundo semestre do ano anterior.
AUSTRÁLIA
Os donos da casa também não podem ser descartados. Alex De Minaur (atual nº18 do mundo) e Nick Kyrgios (atual nº30 do mundo) serão os tenistas que representarão o país anfitrião do torneio.
Foi na sua cidade natal que De Minaur conquistou o primeiro título da sua carreira. Ainda aos 18 anos, venceu em Sydney o seu primeiro torneio a nível ATP, batendo o italiano Andreas Seppi na decisão. Conhecido por sua intensa movimentação de fundo de quadra, o australiano ainda carece de um jogo mais agressivo, mas sem dúvidas apresenta um tênis já maduro para a sua pouca idade.
O talento de Nick Kyrgios dispensa comentários. A facilidade que o australiano tem para jogar espanta qualquer um. Apesar disso, suas polêmicas dentro e fora de quadra nitidamente atrapalham sua carreira. Por onde passa, ele está sempre arranjando encrenca. Nem mesmo as multas que já recebeu são capazes de deter seu implacável temperamento. Como já admitiu adorar jogar em equipe, esperamos grandes atuações, assim como as que lhe deram troféus em Acapulco e Washington.
ALEMANHA
O time alemão será composto por Alexander Zverev (atual nº6 do mundo) e Jan-Lennard Struff (atual nº36 do mundo). Caiu em um grupo que tem tudo para ser um dos mais equilibrados. Além da anfitriã Austrália, também enfrentará os jovens canadenses e gregos.
O currículo de Zverev já está recheado de grandes resultados. Apesar de ter encarado um 2019 longe do que era esperado, se firmou como o representante mais bem sucedido da Next Gen até o presente momento. Prova disso é que terminou pela terceira vez consecutiva entre os dez melhores do mundo.
A ajuda de Struff será muito bem-vinda, ainda mais se o primeiro saque estiver funcionando. Apesar de ser um tenista de simples, seus resultados mais notáveis vieram nas duplas.
CHAVEAMENTO NO MATA-MATA
Quartas de final
Vencedor do Grupo A x 2º melhor segundo colocado – (1)
Vencedor do Grupo B x melhor segundo colocado – (2)
Vencedor do Grupo C x vencedor do Grupo F – (3)
Vencedor do Grupo D x vencedor do Grupo E – (4)
Semifinal
Vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 4 – (5)
Vencedor do jogo 2 x vencedor do jogo 3 – (6)
Final
Vencedor do jogo 5 x vencedor do jogo 6
TRANSMISSÃO PARA A TV
O torneio terá transmissão diária nas madrugadas do canal BandSports, do dia 3 de janeiro até o dia 12 de janeiro.