Rosario Central é campeão argentino
Maximiliano Lovera marcou o gol do título do Rosario Central, campeão pela primeira vez da Copa da Liga Argentina
Valendo o título da Copa da Liga Argentina de 2023 e também vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2024, o Rosario Central venceu o Platense por 1 a 0, no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero.
O gol do título inédito do Canalla foi marcado por Maximiliano Lovera, no final da primeira etapa. O relógio marcava 40 minutos quando o meio-campista fez uma jogada individual espetacular. Girando pra cima da marcação na intermediária ofensiva, Lovera driblou pelo menos quatro defensores antes de bater cruzado, na saída do goleiro Ramiro Macagno, e estufar as redes.
Esse foi o primeiro título do Rosario Central desde 2018, quando “Los Canallas” levantaram a Copa da Argentina de forma inédita. A equipe também é quatro vezes campeã do Campeonato Argentino, e venceu a Copa Conmebol em 1995.
Com a conquista da competição, o segundo troféu do Campeonato Argentino, a equipe de Santa Fe, que já estava classificada para a Libertadores (e terá o reforço de Ángel Di María), abriu vaga para o Godoy Cruz, quinto colocado na tabela anual. No regulamento argentino para distribuir as vagas continentais, se um time ganhar a Copa da Liga e estiver classificado pela tabela anual, o G4 se transforma em G5.
Liderado pelo técnico Miguel Ángel Russo – último a conquistar a Libertadores com o Boca Juniors, em 2007 – o Rosario Central tem uma equipe jovem, que teve como destaque Jaminton Campaz, um colombiano de 23 anos emprestado pelo Grêmio.