
Argentino e brasileiro se enfrentam pelas quartas de final Libertadores da América
Na noite de quarta-feira (17) a equipe do River Plate enfrenta a equipe do Palmeiras na partida de ida das quartas de final da Libertadores. A partida será realizada na Argentina no estádio Monumental, às 21h30 segundo horário de Brasília.
Em busca de revanche, River enfrenta fantasma antigo em casa
Novamente disputando às quartas de final da Libertadores, o River Plate chegou até aqui passando em primeiro lugar no grupo B conquistando 12 pontos e 3 vitórias, além de atualmente, ser um dos clubes que não foram derrotados até o momento na competição. Nas oitavas de final enfrentaram a equipe paraguaia do Libertad e se classificaram sem ter vencido nenhum dos confrontos, sendo que fora de casa empatou em 0 a 0 e dentro do Monumental esteve muito próximo de um desastre jogando com um jogador a menos parte da partida que finalizou empatada em 1 x 1, mas com a classificação vindo nos pênaltis.
Nas quartas recebem um fantasma antigo, o brasileiro Palmeiras que assim como em 1999 e 2020 disputam uma vaga no mata-mata. Em ambas as edições, os argentinos não conseguiram avançar e foram desclassificados nas duas. Fato curioso é que nas duas vezes que se enfrentaram, Galhardo, técnico do River Plate participou, a 1ª como jogador e a 2ª como técnico. Em 99 o River venceu bem em casa por 1 x 0 e na volta foi derrotado por 3 x 0. Já em 2020, o Palmeiras aplicou um sonoro 3 x 0 na argentina e quase cedeu a classificação em casa perdendo por 2 x 0.
Para o River Plate o tabu empolga. O Verdão nunca venceu no Monumental (casa do River) tendo um total de 4 partidas jogadas, 2 derrotas e 2 empates. Além disso, os argentinos e os brasileiros conquistam marcas muito parecidas na competição, dividindo o posto de maiores goleadas (50 cada) e também de mais vezes com a melhor campanha da competição (8 cada). Para o duelo de ida os mandantes não poderão contar com um velho conhecido em nosso território, Giuliano Galoppo, ex-São Paulo. O atleta está suspenso e não jogará o primeiro confronto. No mais, River com 100% de sua equipe a postos.

Manter o 100 contra o River Plate é a meta do Palmeiras buscando a primeira vitória no Monumental
O Palmeiras nunca foi eliminado para a equipe do River Plate em disputas do mata-mata na Libertadores da América. Com esse confronto, as equipes somam 5 encontros nas eliminatórias do torneio e embora cada um some duas vitórias, o Verdão sempre foi a equipe que passou no fim das contas tanto em 1999, tanto em 2020. O fato curioso é que em ambas as competições, as equipes jogaram mal em um dos jogos e amassaram os adversários na outra partida. No primeiro encontro um passeio do River em Monumental em que venceu por apenas um gol e no Allianz o Palmeiras atropela. Já em 2020, as situações se invertem, mas o Verdão passa.
No caminho até as quartas de final, o Palmeiras foi líder do grupo G e até o segundo confronto as oitavas era a única equipe 100% na competição conquistando vitórias em todos os jogos que disputou. Nas oitavas de final, jogando fora de casa, aplicou uma grande goleada no Universitário do Peru, vencendo por 4 a 0. No jogo da volta a equipe tinha tudo para aplicar outro placar elástico, porém como vem sendo de costume nessa temporada, o Palmeiras oscila, joga mal, é salvo por gol anulado de maneira controversa, não demonstra poder ou representatividade dentro de casa e acaba ficando no 0 x 0.
A expectativa essa fase é que o Palmeiras possa novamente figurar entre os semifinalistas da Libertadores, condição que não consegue desempenhar desde 2023 quando fi eliminado nos pênaltis para a equipe do Boca Júniors, também da argentina. De 2020 a 2023, todos os anos o Verdão bateu ao menos a semifinal. Para esse confronto contra o River Plate, o Palmeiras encontra-se com a equipe com o menor número de lesionados desde o início da temporada, pois após os retornos de Veiga, Maurício e Bruno Rodrigues, apenas Paulinho e Figueiredo cumprem seu protocolo junto ao departamento médico do Palmeiras.

Ficha Técnica – River Plate x Palmeiras
Data e horário: quarta-feira, dia 17 de setembro, às 21h30 (de Brasília);
Local: Monumental, em Buenos Aires (ARG);
Transmissão: Globo, ESPN e Disney+;
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN);
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN);
VAR: Juan Soto (VEN).
Prováveis escalações:
River Plate: Franco Armani; Lucas Martínez, Juan Carlos Portillo, Lautaro Rivero e Gonzalo Montiel; Kevin Castano, Enzo Pérez, Ignácio Fernández e Marcos Acuña; Maximiliano Salas e Sebastián Driussi. Técnico: Marcelo Gallardo.
Palmeiras: Weverton; Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Facundo Torres (Mauricio); Felipe Anderson, Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
Leia mais sobre a Libertadores em nosso site!
Nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e X.