Copa Argentina 2016: River e Rosario lutam pelo título e por vaga na Libertadores 2017

River Plate e Rosario Central fazem duelo único pelo título da Copa Argentina 2016 em Córdoba

River Plate e Rosário Central decidirão a Copa Argentina 2016 nesta quinta (15) às 22h (horário de Brasília), no Estádio Mário Alberto Kempes, em Córdoba. A decisão é disputada em jogo único, em caso de empate a disputa será nas penalidades máximas.

O River Plate não tem grandes problemas para a partida, a única dúvida para o jogo é apenas o volante Leonardo Ponzio. O jogador sentiu dores na coluna após o superclássico do último domingo diante do Boca Juniors, porém o treinador Marcelo Gallardo garantiu que irá esperar pelo jogador até o último momento para definir os onze iniciais que começam o jogo. “Ponzio é muito importante para dar equilíbrio a nossa equipe, esperamos contar com ele para sairmos com a vitória diante do Central” concluiu o comandante millionario.

O Central também não definiu quem são os titulares para esse confronto da final da Copa Argentina. O técnico Eduardo Coudet ainda tem dúvidas na lateral esquerda e no meio. O lateral Villagra sente dores musculares e vem treinando em separado do grupo principal, sua presença não é garantida na partida. Se não tiver condições de jogo Aguirre deve assumir a posição. Por outro lado El Chacho ainda não decidiu entre Musto ou Martínez para começar a partida no meio campo Canalla.

 

Passo a passo até a final

River Plate

O caminho do River até a final da Copa Argentina foi tranquilo. A equipe da capital portenha venceu o Rivadavia por 3 a 0 no primeiro confronto da competição, depois bateu o Sportivo Estudiantes por 2 a 1. Nas oitavas de final o adversário foi o Arsenal de Sarandi placara mínimo de 1 a 0. Nas quartas a equipe de Gallardo enfrentou o Union de Santa Fé e venceu por 3 a 0. Nas semi finais derrotou o Gimnasia La Plata por 2 a 0 e se garantiu na final contra o Central.

Lucas Alario é o artilheiro do time na competição com 4 gols marcados.

Rosario Central

Os canallas não tiveram vida fácil na Copa da Argentina. A equipe rosarina sofreu ao longo torneio, mas foi se fortalecendo e chegou até a final. Na primeira fase o time venceu o Vila Mitre por 1 a 0. Depois enfrentou o Atlético Rafaela e após um empate de 2 a 2 no tempo normal, saiu vencedor nos pênaltis por 3 a 1. Na oitavas de final derrotou o Deportivo Moron por 2 a 0. Veio então as quartas de final, e o adversário foi o Boca Juniors, algoz na final em 2015. Dessa vez os rosarinos venceram por 2 a 1 e seguiram na disputada pelo título. Na semifinal o adversário foi o Belgrano, o Central não tomou conhecimento dos rivais e venceu por 2 a 0.

Marco Ruben, Montoya e Herrera são os artilheiros da equipe no campeonato, cada um com 2 gols marcados.

 

Confrontos anteriores

River e Central se enfrentaram nas duas últimas edições da Copa, em ambas o Rosario saiu vencedor. Em 2014 os rosarinos conquistaram a classificação na penalidades máximas após um empate em zero a zero, naquela oportunidade o atacante Loco Abreu anotou o pênalti q decidiu a vaga. Em 2015 os clubes se enfrentaram novamente, com novo triunfo canalla, dessa vez o jogo foi decidido no tempo normal com um seguro 2 a 0 para o time de Coudet.

Decisões recentes

Os últimos dois anos foram de muita felicidade para o River Plate. A equipe de Nunez vem de muitos títulos importantes nas últimas temporadas. Ao todo são 5 títulos em 6 finais disputadas. Em 2014 venceram o Atlético Nacional na final da Copa Sulamericana. 2015 foi o ano mais vencedor dos milionários. O time levantou as taças da Recopa Sulamericana,  Libertadores e Copa Suruga, ao vencer o San Lorenzo, Tigres e Gamba Osaka respectivamente. Em 2016 levantaram o Bicampeonato da Recopa Sulamericana ao derrotarem o Independiente Santa Fé na final. A única derrota em finais nesse período foi para o Barcelona, na final do Mundial de Clubes no Japão em 2015.

Já o Central vive uma seca de títulos importantes que já dura 21 anos. A última conquista de grande importância da equipe foi na Copa Comenbol em 1995. O título mais recente do time rosarino foi a Série B do Campeonato Argentino em 2013. O clube chegou na final da Copa da Argentina em 2014 e 2015, porém não conseguiu sair campeão, perdendo duas finais muito sofridas para a torcida. Em 2014 a derrota veio para o Huracan na decisão por pênaltis, o time desperdiçou várias cobranças e acabou sendo derrotado. Em 2015 os rosarinos sofreram nas mãoes da arbitragem. Numa partida muita polêmica acabaram perdendo o título para o Boca Juniors por 2 a 0, entretanto os Canallas lamentam até hoje a anulação de um gol legal para sua equipe, e um pênalti que na verdade aconteceu fora da área.

 

Treinadores

Marcelo Delgado e Eduardo Coudet são dois bons treinadores da nova geração argentina. Ambos foram bons meias, e talvez por isso, ambos prezem o bom toque de bola de suas equipes. Delgado vem tendo mais sucesso com o River, as conquistas recentes e as boas campanhas nos últimos campeonatos mostram isso. Coudet também não fica pra trás, mesmo com um plantel de menor potencial técnico e com menos aporte financeiro do clube, El Chacho mostra que tem um grande talento e muito pela frente.

 

Premiação

O título da Copa da Argentina além de garantir ao campeão uma vaga direta na fase de grupos da libertadores, também dará uma boa quantia financeira ao vencedor. O campeão garante um cheque de 3,5 milhões de pesos argentinos, que somados a premiação ao longo do campeonato somará 9 milhões de pesos. Além disso como o campeão irá para a Libertadores em 2017, já terá garantido cerca de U$ 1,3 milhões de dólares pela participação na fase de grupos. O campeão da Copa Argentina também disputará a Supercopa Argentina contra o Lanus, atual campeão nacional. O torneio dará uma premiação de três milhões de pesos argentinos ao vencedor.

Ficha técnica –  River Plate x Rosario Central

Data: 15/12/2016

Hora: 22h, horário de Brasília.

Local: Mário Kempes, Córdoba

Árbitro: Patrício Loustau

River Plate: Batalla; Moreira, Maidana, Mina, Olivera; Ponzio ou Rossi, Nacho Fernández, D’alessandro, Pity Martínez; Alário, Driussi. Téc. Marcelo Gallardo.

Central: Sosa; Salazar, Gissi,  Torsiglieri e Villagra ou Aguirre; Montoya, Martinez ou Musto, Fernandez; Lo Celso; Herrera e Marco Ruben Téc.: Eduardo Coudet.

Copa Argentina
Clique na imagem para acessar o site

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Liverpool campeão do Torneo Apertura
Liverpool conquista "Torneo Apertura" uruguaio
Torneo Apertura uruguaio
Domingo de decisão no "Torneo Apertura" uruguaio
Guabirá
Guabirá estreia na Copa Bolivia com vitória graças a brasileiros
Central Córdoba Rosario
Central Córdoba Rosario é o primeiro classificado às oitavas da Copa Argentina
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei