
Com 32 participantes pela primeira vez, entre eles o Brasil, Mundial de Vôlei Masculino acontecerá nas Filipinas
O Mundial de Vôlei Masculino de 2025 acontecerá nas Filipinas, entre os dias 12 e 28 de setembro, em Pasay e Quezon City, na região metropolitana de Manila. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) promoveu um aumento no número de participantes. Agora são 32 seleções divididas em oito grupos. As duas melhores colocadas de cada avançam ao mata-mata.
Além disso, outra mudança importante aconteceu na frequência da competição. Até então, o Mundial era quadrienal e disputado em anos pares. A partir de agora, a competição será bienal e realizada nos anos ímpares.
Três vezes campeão (e de forma seguida, em 2002, 2006 e 2010), o Brasil vai em busca do tetra. A Itália é a atual campeã e tem quatro títulos ao todo (os outros foram em 1990, 1994 e 1998). A maior vencedora, com seis ouros, é a extinta União Soviética: 1949, 1952, 1960, 1962, 1978 e 1982.
Em 2025 serão duas estreantes: Filipinas e Colômbia. A seleção brasileira, que é ao menos semifinalista desde 1998 e tem seis presenças em final na história, está no Grupo H. No dia 14 de setembro estreia contra a China. Depois, no dia 16, os brasileiros encaram a Chéquia (campeã em 1966 como Tchecoslováquia). No dia 18, enfrentam a Sérvia.
Veja os grupos para o Mundial:
A
- Filipinas
- Irã
- Egito
- Tunísia
B
- Polônia
- Países Baixos
- Catar
- Romênia
C
- França
- Argentina
- Finlândia
- Coreia do Sul
D
- Estados Unidos
- Cuba
- Portugal
- Colômbia
E
- Eslovênia
- Alemanha
- Bulgária
- Chile
F
- Itália
- Ucrânia
- Bélgica
- Argélia
G
- Japão
- Canadá
- Turquia
- Líbia
H
- Brasil
- Sérvia
- Tchéquia
- China