Real Madrid é o primeiro semifinalista da Euroliga
Real Madrid vence pela terceira vez o duelo espanhol contra o Baskonia, e Barcelona consegue desempatar contra o Olympiacos na Euroliga
A fase de play-off da temporada 2023/2024 da Euroliga de Basquete Masculino teve a sua terceira jornada e quem se deu bem foi o Real Madrid, dono da melhor campanha na fase regular e atual campeão.
Encarando o Baskonia, em duelo espanhol disputado na Fernando Buesa Arena, em Vitoria, diante de 13.186 espectadores, o time de Madri levou a melhor por 102 a 98, de virada.
Após o primeiro quarto terminar 22 a 22, os mandantes foram para o intervalo vencendo por 56 a 52. Os merengues até ganharam o terceiro quarto, mas foram um ponto atrás para o último período: 72 x 73. Faltando sete minutos, uma bola de três de Llull colocou o Real na frente (81 x 80), numa parcial que foi de 13 a 0 (88 x 80), o que determinou o resultado final.
Apesar dos 29 pontos do cestinha Howard e do bom aproveitamento do Baskonia nas bolas de três (16 certas em 37 lançadas), os visitantes tiveram cinco jogadores com dois dígitos nos pontos: Yabusele (23), Hezonja (16), Deck (13), Campazzo (13) e Tavares, autor de um duplo-duplo (12 pontos e 13 rebotes).
Um dado curioso: o Real Madrid estabeleceu um novo recorde de média de pontos numa série de play-off da Euroliga: 97,6. Agora, com vaga garantida pela terceira vez seguida no Final Four, que acontecerá em Berlim, aguarda os demais adversários.
Outro espanhol, o Barcelona reagiu e ganhou do Olympiacos, da Grécia, em pleno Ginásio Paz e Amizade, em Pireu, por 82 a 80, na prorrogação, com dois lance livres convertidos por Parker, após uma falta polêmica de Petrusev no último segundo. O jogador norte-americano errou o terceiro de propósito para evitar que os gregos tivessem uma última posse de bola.
No tempo normal, após 13 a 13 no primeiro quarto, o Olympiacos foi para o intervalo vencendo por 37 a 32. O Barça dominou o terceiro período e virou para 57 a 53, porém a equipe da casa passou a frente e parecia que sairia de quadra com a vitória, mas uma cesta de Laprovittola mandou a decisão para a prorrogação: 71 x 71.
Petrusev foi o cestinha, com 18 pontos. Contudo, cinco jogadores do Barcelona terminaram com dois dígitos nos pontos: Laprovittola (12), Parker (13), Willy Hernangómez (13), Satoransky (13) e Vesely (16). Agora os gregos jogarão em casa novamente e outro triunfo culé finaliza o confronto.
Nos outros jogos, os mandantes se deram bem e fizeram 2 a 1 na série. O Fenerbahce, da Turquia, ganhou por 89 a 78 do Monaco, da França. E o Maccabi Tel Aviv, de Israel, mesmo atuando em Belgrado (Sérvia), venceu o Panathinaikos, da Grécia, por 85 a 83. Nunn teve a bola de três do jogo para dar a vitória aos gregos, mas falhou.