
Rayo Vallecano, em seu retorno à uma competição da UEFA após 25 anos, sofre primeiro revés e deixa G-8
O Rayo Vallecano, de volta à uma competição europeia após 25 anos (sem contar as fases preliminares), segue invicto. O clube de um bairro no sul de Madrid teve uma de suas melhores temporadas nos últimos anos ao terminar em oitavo na LaLiga 2024/2025. A colocação lhe garantiu o acesso à UEFA Conference League.
Após passar pelo Nenam, de Belarus, nas eliminatórias, o Rayo Vallecano vinha de duas vitórias e um empate na fase de liga da competição continental.
Agora, diante do Slovan Brastislava, da Eslováquia, o Rayo perdeu por 2 a 1, de virada. A partida aconteceu no Štadión Tehelné Pole, na cidade de Bratislava, diante de 16.502 espectadores. Fran Pérez abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo. Contudo, na etapa final, a reação dos mandantes foi rápida. Guram Kashia empatou aos quatro minutos, e Alasana Yirajang, aos sete, deu a vitória aos eslovacos.
Resultados da rodada da Conference League, além da derrota do Rayo:
- AZ Alkmaar 2×0 Shelbourne
- Hamrun Spartans 3×1 Lincoln Red Imps
- Zrinjski 2×1 Hacken
- Lech Poznan 2×0 Lausanne
- Omonia 2×0 Dinamo Kyiv
- Raków 4×1 Rapid Viena
- Sigma Olomouc 2×1 Celje
- Rijeka 0×0 AEK Larnaca
- Universitatea Craiova 1×0 Mainz
- Aberdeen 1×1 Noah
- Breidablik 2×2 Samsunspor
- Drita 1×0 Shkhendija
- Fiorentina 0×1 AEK Atenas
- Jagiellonia 1×0 KuPS
- Legia Varsóvia 0×1 Sparta Praha
- Strasbourg 2×1 Crystal Palace
- Shamrock Rovers 1×2 Shakhtar Donetsk
A competição não tem mais clube com 100% de aproveitamento. Samsunspor e Strasbourg lideram com dez pontos ganhos. Celje, Shakhtar Donetsk e Mainz estão com nove. Raków, AEK Larnaca e Drita, com os mesmos oito pontos do Jagiellonia, fecham o G-8. O Rayo Vallecano, com sete pontos somados, caiu para o 12º lugar. Por outro lado, o Rapid Viena, único que ainda não pontuou, amarga a lanterna.
Na próxima rodada, o Rayo vai visitar o Jagiellonia, dia 11 de dezembro, na Polônia. Na última recebe o Drita, dia 18 do mesmo mês.