Rangers goleia e detona invencibilidade do líder Celtic
Rangers põe fim a uma sequência de sete clássicos sem vitória, porém segue longe do líder Celtic, que perdeu pela primeira vez
Pela 21ª rodada da “Scottish Premiership”, nome oficial do Campeonato Escocês, o atual campeão Celtic perdeu a sua invencibilidade ao ser goleado por 3 a 0 pelo eterno rival Rangers, no Ibrox Stadium, em Glasgow.
O romeno Ianis Hagi abriu o placar logo aos sete minutos, num chute de fora da área. Foi o seu primeiro gol pelo Rangers no campeonato desde maio de 2023. Deve ter enchido o pai Gheorghe Hagi – que jogou no Real Madrid e no Barcelona na década de 1990 – de orgulho, já que assistia o clássico nas bancadas do estádio.
No segundo tempo, o holandês Robin Pröpper ampliou aos 21 minutos e o desconhecido atacante brasileiro Danilo, aos 36, decretou a goleada dos mandantes, em seu primeiro toque na bola após sair do banco de reservas.
Assim, o Rangers encerrou uma série de sete jogos sem vencer o dérbi de Glasgow. Eram dois empates e cinco derrotas nos últimos confrontos contra o seu vizinho. Desde o dia 13 de maio de 2023, quando venceu também por 3 a 0, o Rangers não batia o Celtic em seu estádio. Foi apenas o seu segundo triunfo nos últimos 15 encontros.
É a primeira vez que o técnico belga Philippe Clement consegue vencer o Celtic, após quatro derrotas e dois empates no comando do Rangers. É apenas a segunda vez que o Celtic perde o primeiro jogo do ano nos últimos 27 anos.
Cetic segue com larga vantagem na ponta
Mesmo com a perda da sua invencibilidade, o Celtic continua tranquilo na ponta, com 50 pontos ganhos, 11 de vantagem para o vice-líder Rangers. Dundee United e Aberdeen dividem o terceiro lugar, com 34 pontos somados.
Demais resultados da rodada: Aberdeen 1 x 2 Ross County, Heart of Midlothian 1 x 0 Motherwell, Kilmarnock 2 x 0 Saint Mirren, Saint Johnstone 1 x 1 Hibernian e Dundee 1 x 2 Dundee United.