Racing Santander alcança um recorde na segundona espanhola
Isolado na ponta da segundona espanhola, Racing Santander consegue feito jamais alcançado em 95 anos de disputa
O início do Racing de Santander esta temporada na Segunda Divisão do Campeonato Espanhol está sendo sensacional. Mais que isso: está sendo histórico. Após o duro golpe sofrido na última rodada da competição passada, o time comandado por José Alberto tem feito um começo de “LaLiga Hypermotion” 2024/2025 com recordes.
Com a vitória sobre o Racing de Ferrol, a equipe ‘montañés’ conseguiu algo que ninguém havia conquistado na história da segundona espanhola.
O Racing Santander tornou-se o primeiro clube a ganhar seus sete primeiros jogos da temporada fora de casa. E não foi em quaisquer campos. Os santanderinos venceram no Carlos Tartiere, no Heliodoro Rodríguez López (onde estava há 50 anos sem um triunfo), em La Romareda, no Nuevo Mirandilla, no Riazor…
Racing Santander consegue marcas importantes
Com a vitória no último final de semana superou a sua própria marca da temporada 1949/50 e a do Hércules de 95/96. Ambos venceram em suas seis primeiras saídas de casa e terminaram com o acesso à Primeira Divisão como campeões da Segunda. Além disso, conseguiu o melhor início de uma equipe da ‘Categoria de Prata’ desde o Cádiz de 2019/20, que somou 34 pontos nas primeiras 14 rodadas e viria a subir de forma direta.
Em toda a história da segundona espanhola só outros dois times conseguiram sete vitórias seguidas fora de casa, porém não no começo da temporada: o Celta, em 2004/05, com Fernando Vázquez como treinador, e o Nástic, de 2005/06, com Luis César Sampedro no banco. Galegos e catalães conquistaram o acesso à elite, ambos ficando em segundo lugar na classificação.
Os cántabros, que buscam voltar à elite depois de 15 anos, lideram com 33 pontos ganhos, oito de vantagem para o vice-líder Sporting Gijón. Curiosamente são 21 conquistados fora do El Sardinero (63% de aproveitamento) e 12 em seu estádio (37%). Assim, são os melhores visitantes (sete pontos a mais que o Zaragoza) e apenas o nono melhor mandante. Para se ter uma ideia da dimensão do feito, é apenas um ponto a menos do que obteve em toda a temporada passada fora de casa, quando perdeu a vaga nos play-off na última rodada.
Após as 42 rodadas previstas, campeão e vice garantirão o acesso à elite na próxima temporada. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputarão um play-off em duas fases na luta pela última vaga. Por outro lado, os quatro últimos (do 19º ao 22º) serão rebaixados à terceirona nacional, chamada de “Primera RFEF”.
Leia+
Em jogo com caso de racismo, Racing Santander vence mais uma