Projeto Ginga realiza batizo de capoeira em Cristo Rei
Alunos do Núcleo Cristo Rei participam de batizado de capoeira do Projeto Ginga
“Esse é um dos momentos mais importantes para os alunos de capoeira. É um evento que podemos homenagear os alunos pelo comportamento, aprendizado e disciplina ao longo do ciclo do projeto. Já havíamos realizado o batizado em nosso outro núcleo, na Escola Municipal Vale das Pedrinhas, e agora fechamos esse formato de evento com os alunos da Cristo Rei. Estou muito feliz com o resultado e o trabalho do Projeto Ginga”, avaliou o coordenador.
Executado pela Organização Social De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, o Projeto Ginga II é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cielo e apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Educação.
Batizado – O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, em que alunos novos recebem sua primeira corda e a partir de então podem passar para graduações superiores. Em algumas ocasiões, podem-se ver formados e professores recebendo graduações avançadas, momento considerado honroso para o capoeirista. O batizado parte ao comando do capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente, o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária. No caso de alunos mais avançados, o jogo poderá ser com mais de um formando, ou até mesmo com todos os formandos presentes, para as graduações avançadas.