Porto vence na prorrogação e é campeão da Taça de Portugal
Campeão nacional, Sporting teve jogador expulso e perdeu para o Porto na prorrogação, ficando sem a Taça de Portugal 2023/2024
Em partida única da final da Taça de Portugal 2023/2024, realizada no Estádio Nacional, no Jamor, o Porto derrotou o Sporting por 2 a 1, de virada, após prorrogação.
Os Leões, que foram campeões portugueses na temporada, sonhavam com a dobradinha. E o time de Lisboa saiu na frente, com um gol de cabeça do zagueiro holandês Jeremiah St. Juste, aos 20 minutos. Contudo, não demorou para que os Dragões chegassem ao empate. O moçambiquenho Geny Catamo mandou a bola nos pés de Evanilson e o atacante brasileiro não perdoou.
Logo depois, aos 29, o árbitro Fábio Veríssimo marcou pênalti no brasileiro Galeno e expulsou St. Juste. Ao consultar o VAR, o juiz manteve o cartão vermelho, mas cancelou o pênalti e marcou uma falta, porque a jogada aconteceu fora da área.
Com um a mais, o Porto pressionou, mas só conseguiu marcar o gol do título na prorrogação. Aos oito minutos da primeira etapa, o goleiro Diogo Pinto saiu muito mal do gol e, em vez de socar a bola, acabou acertando Evanílson. Pênalti, que o iraniano Medhi Taremi, em seu jogo de despedida, bateu no meio do gol e estufou as redes.
Com o tricampeonato consecutivo do torneio, agora o Porto conta com 20 títulos. O Benfica, com 26, ainda é o líder, mesmo sem ser campeão desde a temporada 2016/2017. O Sporting venceu a Taça pela última vez em 2018/19 e tem 17.