Pérez vence a primeira corrida sprint da temporada da F1
Max Verstappen continua na liderança da F1 com o terceiro lugar em Baku
A temporada de 2023 da F1, com 23 grandes prêmios previstos, um número recorde na história, teve sua quarta corrida, no Azerbaijão, que teve seu contrato renovado com a FIA até 2026.
No primeiro GP no formato sprint do ano, em Baku, mesmo com Charles Leclerc na pole e largando bem, Sergio Pérez contou com a força da Red Bull para ultrapassar o monegasco na oitava das 17 voltas previstas e vencer no circuito de rua.
O bicampeão Max Verstappen surpreendentemente não entrou na briga pelo triunfo. Na verdade chegou a ser ultrapassado por George Russell após a largada, na terceira curva, com direito a um toque dos dois, porém na relargada, após abandono de Yuki Tsunoda e bandeira amarela, imediatamente tirou o carro da Mercedes da frente.
Russell ficou mesmo em quarto. Carlos Sainz foi o quinto, com o seu compatriota Fernando Alonso em sexto. Pior para o heptacampeão Lewis Hamilton, que perdeu posições e acabou em sétimo. Lance Stroll foi o oitavo e fechou a lista de pontuadores.
Sergio Pérez se aproxima do companheiro de equipe, líder do atual Mundial de Pilotos da F1
Campeão mundial em 2021 e 2022, Max Verstappen foi a 75 pontos e agora tem 13 de vantagem para o companheiro de RBB, Sergio Pérez.
A terceira posição continua nas mãos do veterano Fernando Alonso, que chegou a 48 tentos. Lewis Hamilton passa a ter 40, seguido por Carlos Sainz, com 24. George Russell passou Lance Stroll e foi a 23 contra 21 do canadense, assumindo o sexto lugar.
Veja como ficou a classificação da corrida sprint do GP do Azerbaijão:
1 Sergio Pérez (Red Bull) 2 Charles Leclerc (Ferrari) 3 Max Verstappen (Red Bull) 4 George Russell (Mercedes) 5 Carlos Sainz (Ferrari) 6 Fernando Alonso (Aston Martin) 7 Lewis Hamilton (Mercedes) 8 Lance Stroll (Aston Martin) 9 Alex Albon (Williams) 10 Oscar Piastri (McLaren) 11 Kevin Magnussen (Haas) 12 Guanyu Zhou (Alfa Romeo) 13 Pierre Gasly (Alpine) 14 Nyck De Vries (AlphaTauri) 15 Nico Hulkenberg (Haas) 16 Valtteri Bottas (Alfa Romeo) 17 Lando Norris (McLaren) 18 Esteban Ocon (Alpine) – Yuki Tsunoda (AlphaTauri) = Não completou – Logan Sargeant (Williams) = Não largou