Paris FC volta à elite francesa depois de 46 anos

Foto: Paris FC
Clube da capital retorna à Ligue 1 após quase meio século e ainda podem ser campeão da “Ligue 2”, a segundona francesa
A 33ª e penúltima rodada do turno da “Ligue 2” 2024/2025, nome oficial da segundona do futebol francês, chegou ao fim. Destaque para o Paris FC.
O clube da capital está de volta à primeira divisão após longos 46 anos. A confirmação do acesso à Ligue 1 veio com o empate por 1 a 1, fora de casa, contra o Martigues. O líder Lorient também assegurou sua vaga na elite em 2025/2026.
Os dois gols no Stade Francis Turcan, em Martigues, saíram no segundo tempo. Aos quatro minutos, Hamel colocou os visitantes na frente e Orinel, aos 14, impediu a derrota dos mandantes.
Recentemente, o Paris FC foi adquirido por membros da família do bilionário francês Bernard Arnault. Como parte do projeto, o time parisiense mudará de casa. Deixará o modesto estádio Charléty e passará a atuar no Stade Jean-Bouin, localizado literalmente do outro lado da rua do Parc des Princes, onde joga o o estrelado Paris Saint-Germain, atual campeão, trazendo de volta uma rivalidade local que não acontecia desde que o Racing Paris (antigo Matra Racing) foi rebaixado em 1990. Portanto, será a primeira vez em 35 anos que dois clubes da capital francesa disputarão juntos a elite nacional.
Curiosamente nenhum dos sete primeiros colocados venceu na rodada. Demais resultados: Metz 3 – 3 Rodez, Amiens 4 – 2 Pau, Guingamp 2 – 2 Bastia, Clermont Foot 3 – 2 Annecy, Caen 1 – 1 Red Star, Dunkerque 0 – 0 Stade Lavallois, Grenoble 3 – 1 Troyes e Ajaccio 2 – 1 Lorient.
Segundona francesa tem duas brigas em aberto
Após 38 rodadas, campeão e vice da segundona francesa garantirão o acesso à Ligue 1 de 2025/26. Do terceiro ao quinto haverá play-offs para definição do último promovido. Já os dois últimos caem diretamente à terceirona nacional e o antepenúltimo (16º) disputará um play-off contra o terceiro colocado da divisão inferior.
No momento, o Lorient lidera a segundona francesa, com 68 pontos ganhos, dois a mais que o Paris FC. O Metz, terceiro com 62, está garantido no play-off final. Já o Dunkerque, quarto, com 55, irá encarar no play-off semifinal Guingamp (52) ou Stade Lavallois (50). Na parte de baixo, o lanterna Caen (22 pontos ganhos) já caiu. Clermont Foot e Martigues, ambos com 32, lutam para evitar o rebaixamento direto.