Primeiro Choque-Rei de 2025 protagoniza Palmeiras e São Paulo em péssimo momento

Na tarde de sábado (24), o Palmeiras recebe o time do São Paulo dentro da Arena Crefisa Barueri para a disputa da 5ª rodada do Paulistão Casa Bahia. O confronto coloca os dois rivais em momentos muito difíceis frente a frente e uma vitória para ambos os lados pode significar alívio. O jogo acontecerá às 18h30, segundo horário de Brasília.
Humilhado e sem moral, o Palmeiras junta os cacos para jogar clássico
Fim da invencibilidade e cenário deprimente para o Palmeiras. O Verdão que havia vencido os 3 primeiros jogos da competição, perdeu não só o primeiro em 2026, mas foi humilhado pela equipe do interior de Novo Horizonte, o Novorizontino. Com direito a hta trick de Robson, o Palmeiras faz uma partida fraquíssima e é domina do início ao fim do jogo pelos mandantes que conduzem a partida com tranquilidade e somam 3 importantes pontos para sequência da competição. Além disso, o próprio Tigre, ultrapassa o Verdão na tabela, chegando aos 9 pontos que estão igualados, mas tendo 7 gols a mais de saldo.
Contra o São Paulo, o Palmeiras sempre se vê em confrontos muito difíceis e dessa vez, não será diferente. Em 2025, o Verdão passou ileso e não foi derrotado para o Tricolor, mas em 2026, precisa se reencontrar na competição para conseguir desempenhar um bom futebol no primeiro choque-rei do ano. O último confronto contra o São Paulo na Arena Crefisa Barueri foi pelo Brasileirão de 2025 e o Palmeiras venceu por 1 a 0. O gol, foi marcado por Vitor Roque, que naquela altura, marcou seu 2º gol pelo Palmeiras, já no apagar as luzes do clássico que foi pouco inspirado e ainda, validado pelo VAR após consulta de impedimento.
Para o confronto, o Palmeiras ganha alguns “reforços” de atletas que já alguns jogos não jogavam por conta de serem poupado ou propriamente dito por lesões, em principal, estão o meio campista Andreas Pereira, que após se recuperar de um trauma no ombro sofrido contra a equipe do Santos na segunda rodada, está liberado para atuar, além dele, o tigrinho, Vitor Roque que foi poupado no jogo anterior, também voltará. Felipe Anderson ainda é dúvida, mas pode fazer parte dos relacionados, enquanto isso Lucas Evangelista, Paulinho e Figueiredo, seguem tratamento de lesão e não poderão participar do clássico.

Sem entregar resultados, São Paulo busca vitória para respirar na competição
Com um início muito ruim no Paulistão, o São Paulo vive um ano muito complicado em sua história, afinal, além da crise dentro de campo, existe uma crise política grave que assola o clube nos bastidores. Lutando para conseguir fugir dessa situação, o Tricolor somou apenas 4 pontos em 4 jogos disputados, vencendo um, empatando um também e perdendo outros dois, um deles, inclusive o da última rodada, no Morumbi e para a Portuguesa. Nesse confronto, o São Paulo até tentou reverter a situação, mas parou em uma Lusa que conseguiu bater um tabu de década sem vencer os mandantes, finalizando a partida em 3 x 2.
O clássico tende a ser ainda mais interessante pelo momento dos clubes que não é bom na competição, entretanto, o São Paulo busca vingança por 2025, ano em que aso polêmicas no duelo prevaleceram e os são paulinos tem muito a questionar decisões de arbitragem contra o Palmeiras. Inclusive, no último encontro no Morumbis, o Tricolor vencia o primeiro tempo por 2 a 0. Porém, na segunda etapa, viu o Verdão arrancar uma virada heroica, revertendo o jogo para 3 x 2. Porém, antes mesmo de iniciar a reação discute-se um pênalti de Allan não marcado e que poderia significar o 3 a 0 do clube mandante.
Para esse jogo, a lista de desfalques por lesão felizmente para o São Paulo, diminui, porém existe uma principal dúvida: Lucas Moura. O camisa 7 do São Paulo associa problemas no joelho com o gramado sintético de Allianz Parque e Arena Barueri e portanto, Crespo em coletiva deixa a decisão para o atleta sobre jogar ou não a partida. Além dele o volante Luan, e os atacantes André Silva e Ryan Francisco, ainda cumprem os prazos do departamento médico, se recuperando de lesões no joelho. Por outro lado, a boa notícia é a volta de Calleri, que inclusive, contra a Lusa, marcou duas vezes.

Ficha Técnica – Palmeiras x São Paulo
Data e horário: sábado, 24 de janeiro de 2026, às 18:30 (de Brasília)
Local: Arena Barueri – Barueri, SP
Transmissão: TNT (TV), HBO Max (streaming)
Prováveis escalações:
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven (Giay), Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez; Marlon Freitas, Andreas Pereira, Maurício; Allan, Vitor Roque, Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
São Paulo: Rafael; Maik, Ferraresi (Alan Franco ou Sabino), Arboleda, Wendell; Pablo Maia, Danielzinho, Marcos Antônio; Lucas, Luciano, Calleri. Técnico: Hernán Crespo.
Leia mais sobre o Paulistão em nosso site!
Nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e X.