Palmeiras vence e garante o primeiro lugar geral na Libertadores
Com uma noite inspirada de Borja, Palmeiras vence o Junior Barranquilla e se classifica com a melhor campanha para as oitavas-de-finais
(Foto: Reprodução / Marcos Ribolli)
Nesta quarta (16), o Palmeiras venceu o Junior Barranquilla por 3×1 em sua Arena. Com o resultado, o clube paulista ficou em primeiro não só no seu grupo, mas na classificação geral desta fase e com isso ganhou o direito de decidir todos os jogos daqui pra frente em casa.
Pelo lado colombiano ficou a tristeza. O resultado gerou a eliminação da equipe, pois na outra partida o Boca Juniors goleou o Alianza Lima por 5×0 e avançou em segundo lugar, restando para o Barranquilla uma vaga na sulamericana.
Primeiro tempo sem gols
Na primeira etapa, nem Palmeiras e nem Junior Barranquilla conseguiram balançar as redes. Até os 10 minutos o time colombiano foi melhor, ficando mais próximo da área alviverde.
Mas os paulistas cresceram nos outros 35 minutos do tempo inicial e passaram a controlar o jogo. Apesar da posse de bola, o verdão não conseguiu oferecer muito perigo. Já o goleiro Fernando Prass, que hoje entrou como titular, esse sim trabalhou bem por pelo menos duas vezes.
Borja decide, Prass brilha e Palmeiras vence
(Foto: Reprodução / Globoesporte.com)
O segundo tempo foi muito movimentado. Logo no início, Tchê Tchê acertou um chutaço no travessão. E logo aos 6 minutos, após chute de Mayke, o goleiro Viera deu rebote nos pés de Borja. O colombiano chutou, a bola ainda desviou na zaga e entrou lentamente para abrir o placar, 1×0 na Arena.
Logo após o gol, o Barranquilla veio pra cima e conseguiu um pênalti aos 8 minutos em Téo Gutiérrez. Na cobrança o próprio Téo bateu no canto esquerdo, mas Fernando Prass, que fez o seu quarto jogo na temporada, voou para defender.
(Foto: Reprodução / Globoesporte.com)
A defesa no pênalti trouxe novo ânimo ao Palmeiras, que tentou com Borja e Dudu, mas somente na segunda tentativa do atacante colombiano foi que o verdão ampliou o placar. Aos 14 minutos, Prass deu um chutão para frente que virou um lançamento para Willian. O jogador tocou para Borja que cara a cara com o goleiro deu toque por cima para fazer o segundo gol.
Mas os colombianos não desistiram. Aos 21 minutos, com passe de Chará, o atacante Téo Gutiérrez, em posição de impedimento, diminuiu para o Junior, 2×1.
O Palmeiras seguia melhor e a resposta foi rápida. Logo aos 23 minutos o meia Guerra bateu uma falta para a área. A zaga do Barranquilla afastou mal e a bola sobrou para Borja marcar o terceiro dele na partida.
Com o controle até o final da partida, o alviverde manteve o resultado de 3×1 até o final, venceu o jogo e garantiu o primeiro lugar geral e a eliminação do Junior Barranquilla.
Time misto e pressão da torcida
(Foto: Reprodução / Marcos Ribolli)
A pressão da torcida palmeirense foi grande até o intervalo. Os pouco mais de 25 mil torcedores que foram a Arena Palmeiras não gostaram tanto da atuação até o intervalo da partida.
Desde o início alguns torcedores vaiavam o treinador alviverde e pediam a saída de Roger Machado. O treinador que optou por um time misto na partida de hoje não vem agradando uma parte da torcida do porco.
Na saída para o intervalo foram ouvidas muitas vaias. Mas com um bom segundo tempo, a torcida saiu satisfeita com a vitória.
Ficha técnica: Palmeiras 3×1 Junior Barranquilla
Data: 16/05/2018
Local: Allianz Parque (Arena Palmeiras)
Público: 25.787 torcedores
Renda: R$ 1.621.350,28
Palmeiras: Fernando Prass; Mayke, Luan, Emerson Santos, Victor Luis; Thiago Santos, Tchê Tchê (Bruno Henrique), Guerra (Deyverson); Dudu, Willian e Borja (Hyoran). Téc: Roger Machado.
Junior Barranquilla: Sebastián Viera; Piedrahita, Jonathan Ávila, Jorge Arias, David Murillo (Rafael Pérez); Cantillo, Pico, Chará (Luis Ruiz), Barrera; Yony González (Luis Díaz) e Téo Gutiérrez. Téc: Julio Comesaña.