Palmeiras é o único brasileiro 100% na Libertadores

Foto: SEP
Fase de grupos da Copa Libertadores da América tem somente três times com duas vitórias em dois jogos
A fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025, que tem 15 dos seus 27 campeões na disputa, teve a realização da sua segunda rodada no último meio de semana. O atual campeão Botafogo se recuperou da derrota na estreia. Dos sete representantes brasileiros, apenas o Palmeiras tem duas vitórias.
Único a jogar na terça-feira (8), o Botafogo derrotou o Carabobo, da Venezuela, por 2 a 0, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Os gols saíram já no fim do segundo tempo. Patrick de Paula abriu o placar aos 43 minutos e Matheus Martins, aos 45, fechou a conta.
Bahia faz história e Flamengo faz feio na Libertadores
Na quarta-feira (9), o Bahia fez história ao ganhar por 1 a 0 do Nacional, do Uruguai, em pleno estádio Gran Parque Central, em Montevidéu. Erick Pulga, aos 19 minutos da etapa final, fez o gol histórico. É a primeira vez que o tricolor vence um jogo de Libertadores fora de casa, e é também o seu primeiro triunfo em jogo oficial em terras uruguaias.
O Flamengo foi surpreendido no Maracanã pelo Central Córdoba, da Argentina: 1 x 2. Heredia (24′), de pênalti, e Florentín (44′) abriram vantagem antes do intervalo. De falta, Nico de la Cruz (16′) descontou no segundo tempo. É a primeira vez que o rubro-negro foi derrotado por um time argentino no estádio pelo torneio.
Um gol solitário de Richard Ríos, aos 41 minutos do primeiro tempo, deu a vitória por 1 a 0 ao Palmeiras sobre o Cerro Porteño, do Paraguai, no Allianz Parque em São Paulo.
Já na quinta-feira (10), o Fortaleza teve o seu jogo contra o Colo-Colo, no estádio Monumental, em Santiago, suspenso, após invasão de campo por parte da torcida chilena.
O São Paulo tropeçou no Alianza Lima, do Peru, dentro do MorumBis, na capital paulista: 2 x 2. Ferreira (32′ e 37′) marcou duas vezes na primeira etapa. No segundo tempo, Castillo (21′) diminuiu e Quevedo (31′), ex-Goiás, impediu o triunfo são-paulino.
Com um hat-trick de Alan Patrick no segundo tempo, o Internacional goleou o Atlético Nacional, da Colômbia, no Beira-Rio, em Porto Alegre: 3 x 0. O meia balançou as redes, de pênalti, aos cinco e aos 37 minutos, e depois, aos 43, voltou a marcar para definir o placar.
Demais resultados da segunda rodada da Libertadores de 2025:
A – Estudiantes (ARG) 1 x 2 Universidad de Chile (CHI)
B – River Plate (ARG) 0 x 0 Barcelona (EQU) e Independiente del Valle (EQU) 1 x 0 Universitario (PER)
C – LDU Quito (EQU) 2 x 0 Deportivo Táchira (VEN)
D – Libertad (PAR) 2 x 0 Talleres (ARG)
E – Racing (ARG) 1 x 2 Atlético Bucaramanga (COL)
G – Bolívar (BOL) 3 x 0 Sporting Cristal (PER)
H – Peñarol (URU) 2 x 0 San Antonio Bulo Bulo (BOL) e Olimpia (PAR) 0 x 4 Vélez Sarsfield (ARG)
Assim, Universidad de Chile, Libertad e Palmeiras são os únicos com 100% de aproveitamento. Ramiro Vaca, do Bolívar, é o artilheiro, com quatro gols marcados.
A Libertadores tem 15 de seus campeões, desde que começou a ser disputada, em 1960. Confira: Atlético Nacional (Colômbia), Botafogo, Colo-Colo (Chile), Estudiantes de La Plata (Argentina), Flamengo, Internacional, LDU Quito (Equador), Nacional (Uruguai), Olimpia (Paraguai), Palmeiras, Peñarol (Uruguai), Racing (Argentina), River Plate (Argentina), São Paulo e Vélez Sarsfield (Argentina).
A fase de grupos será disputada até 29 de maio. Os dois primeiros colocados de cada avançam ao mata-mata. A final da competição será no dia 29 de novembro, ainda sem local definido.