Ourense garante acesso à terceirona espanhola
A uma rodada do fim, Ourense abre cinco pontos para o vice-líder, não pode mais ser alcançado e consegue acesso antecipado à “Primera RFEF”
Chegou ao fim a 33ª e penúltima rodada da “Segunda RFEF” 2023/2024, nome oficial da quarta divisão do futebol espanhol. No Grupo 1, destaque para o Ourense CF, ascendido à “Primera RFEF” (terceirona nacional) com uma jornada de antecipação.
O time comandado pelo técnico Rubén Domínguez venceu o Real Oviedo Vetusta por 2 a 0, no Estadio Municipal de Oira, gols do argentino Di Renzo, aos seis minutos do primeiro tempo, e Jerin Ramos, aos 14 minutos da segunda etapa.
A equipe galega, invicta há sete jogos, venceu as últimas nove partidas dentro de casa, onde está sem perder desde a sexta rodada. Fundado em 1977, o clube é uma continuação do Ponte Ourense CF, tem a cor azul e é a primeira agremiação espanhola a ser uma ‘Sociedad Anónima Deportiva’ (SAD). Agora conquista seu primeiro troféu nacional de sua história.
Se na temporada passada, o Ourense teve que disputar um play-out contra o Beasain para evitar o rebaixamento, agora em 23/24, a campanha foi quase perfeita, com 70 pontos ganhos, 19 vitórias, 50 gols a favor e somente 19 sofridos, além do ótimo registro como anfitrião: só uma derrota em 17 jogos.
Após as 34 rodadas previstas, o primeiro colocado garante o acesso à “Primera RFEF” na próxima temporada. Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados disputarão um play-off com os clubes que terminarem nestas mesmas colocações nos outros cinco grupos. Após duas fases mescladas, os cinco que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 14º ao 18º) sofrerão o rebaixamento e os quatro piores 13º disputarão um play-out para definição de mais dois despromovidos à “Tercera RFEF” (quinta divisão espanhola).
Classificação e última rodada do Grupo 1
O Pontevedra, segundo colocado, com 65 pontos ganhos, o Zamora, com 60, e o Guijuelo, com 51, já estão garantidos nos play-offs. Racing Santander B (48), Langreo (47) e Compostela (47) brigam pela última vaga. Na parte de baixo, Covadonga (29 pontos somados), Cayón (30), Real Oviedo Vetusta (30) e Arandina (34) já caíram. Villalbés (37), Marino de Luanco (39), Gimnástica Torrelavega (40) tentam escapar do rebaixamento.
A última rodada, domingo (5), terá Cayón x Langreo, Racing Santander B x Compostela, Pontevedra x Villalbés, Marino de Luanco x Covadonga e Coruxo x Gimnástica Torrelavega. E também Guijuelo x Real Valladolid B, Zamora x Arandina, Real Avilés x Ourense e Real Oviedo Vetusta x Deportivo La Coruña B.