Osasuna elimina o campeão nas oitavas da Copa do Rei
Mesmo jogando fora de casa, Osasuna fez 3 a 2 no Athletic e está nas quartas de final da Copa do Rei da Espanha
A fase de oitavas de final da temporada 2024/2025 da Copa do Rei da Espanha teve a sequência de seus confrontos em jogos únicos nesta quarta-feira (15). O atual campeão Athletic Bilbao perdeu por 3 a 2 para o Osasuna, em pleno estádio San Mamés Barria, na cidade de Bilbao.
O final do primeiro tempo foi eletrizante. Aos 40 minutos, Aimar Oroz aproveitou cruzamento rasteiro de Jesús Areso e acertou um chutaço no ângulo. Aos 44, o goleiro Julen Agirrezabala cometeu pênalti no croata Ante Budimir, que cobrou com categoria, deslocando o adversário para ampliar o marcador. Já nos acréscimos, aos 48, Iñaki Williams cruzou da linha de fundo, Gorka Guruzeta desviou de cabeça e Nico Williams pegou de primeira para marcar um golaço.
No segundo tempo, aos dez minutos, grande bola enfiada por Mikel Jauregizar para Óscar De Marcos chutar na saída do goleiro Sergio Herrera e empatar para o Athletic. No entanto, aos 25, Ante Budimir aproveitou rebote do goleiro e, de cavadinha, fez o gol da classificação dos visitantes. Com este tento, o croata se torna o maior goleados estrangeiro da história do Osasuna.
Assim, o Osasuna se junta a Valencia, Barcelona, Getafe, Leganés, Atlético de Madrid, Real Madrid e Real Sociedad. O sorteio dos duelos acontecerá na próxima segunda-feira (20), na sede da “Real Federación Española de Fútbol” (RFEF), na Ciudad del Fútbol de Las Rozas. As partidas estão marcadas para o dia 5 de fevereiro. Em caso de empate, disputa de pênaltis. O Barcelona é o clube com mais conquistas: 31.