Opinião: O futebol tem que voltar a ser do povo
Em meio aos grandes preços de ingressos, arenas, os torcedores vão se afastar cada vez mais de assistir futebol nos estádios
O Brasil, considerado o pais do futebol e sendo o futebol do povo, está vivendo ou está prestes a viver uma imensa revira volta em sua história de esporte popular.
Após o anuncio do Brasil para ser sede da Copa do Mundo de 2014, o país ficou eufórico, mas qual era o preço que o futebol local e os torcedores iriam pagar pelo país sediar o evento. Tudo bem, o evento foi ótimo para o desenvolvimento do país, obras de aperfeiçoamento em diversos locais, ressaltando também o impulso financeiro.
O futebol não é mais do povo
Nas últimas semanas, com a chegada das fases finais dos estaduais espalhados pelo Brasil ou para jogos decisivos de Libertadores, vimos alguns clubes abrindo os últimos treinos para que a torcida incentive os seus jogadores antes destes jogos.
Uma imagem me chamou a atenção, foi a deste garoto, Marquinhos, que alguns dias antes do treino foi até uma loja do Flamengo fazer a troca de 1kg de alimento pelo ingresso para assistir um treino aberto. Talvez essa seja a primeira ida do garoto ao estádio que provavelmente não tem condição de pagar 80 ou 100 reais em um ingresso para assistir o seu clube do coração.
Apesar de não haver registros fotográficos, essa cena deve ter sido repetida em alguns estádios de São Paulo, como na Arena Corinthians e no Allianz Parque nos treinos antecedentes a grande final do Paulistão.
Antigamente, a primeira ida ao estádio era praticamente um ritual para a passagem de “criança” para um “jovem adulto”, e essa cultura vem se perdendo por conta dos altos preços. Já basta que em alguns estados do Brasil, a festa dentro dos estádios é proibida. Não pode a utilização de bandeiras com mastro, sinalizadores, ou até mesmo a limitação dos instrumentos.
Não duvido, daqui à poucos anos, se não houver uma mudança, os apaixonados por futebol e a cultura de frequentar os estádios brasileiros irá acabar. O futebol Brasileiro está respirando por aparelhos e seu último suspiro está próximo de acontecer.