Opinião: Corinthians e sua campanha de zona de rebaixamento
Dados recentes do Corinthians, como não ganhar fora de casa a mais de um mês, preocupam a Fiel e pode culminar na perda da liderança já no clássico
Uma campanha digna de equipe na zona de rebaixamento. São apenas cinco vitórias, nos últimos 15 jogos. O Corinthians, o líder do Campeonato Brasileiro, tem esta marca no nacional. Fora de casa, o Corinthians não ganha desde agosto e agora, sem vencer a quatro jogos, a equipe de Carille pode ser ultrapassada na próxima rodada, para o seu rival, o Palmeiras.
Dos últimos 45 pontos que foram disputados, o Corinthians só conquistou 19, menos de 43% de aproveitamento. O péssimo aproveitamento, está rendendo a equipe alvinegra, a 17ª colocação na tabela do segundo turno, atrás apenas de Ponte Preta, seu último algoz, Coritiba, time que venceu pela última vez, e o Sport.
Outro dado que preocupa o torcedor, é a campanha do Timão quando joga fora. A última vitória da equipe, longe de Itaquera, foi contra a Chapecoense, por um a zero. Desde então, derrotas para Santos, Bahia, Botafogo e Ponte Preta, além de empates contra o Cruzeiro e São Paulo.
A fase ruim do Corinthians pode custar caro. O Palmeiras, time que está na vice-liderança, pode terminar a rodada com 56 pontos, apenas três atrás do Timão. O clima esquenta ainda mais, já que líder e vice-líder se enfrentam, em Itaquera, na próxima rodada, e o vencedor pode assumir a primeira colocação. O rival alviverde, diferente do time do Parque São Jorge, vem em uma crescente no segundo turno.
O Corinthians pode perder o campeonato para o seu maior adversário. E não estou falando de nenhuma outra equipe, mas o próprio time, que se debruçou sobre a vantagem conquistada, e não está jogando o que sabe. Se o Corinthians não tomar cuidado, pode acabar protagonizando um dos maiores vexames da era dos pontos corridos.