Opinião: A fase avassaladora de Pablo Vegetti aos 35 anos

 Opinião: A fase avassaladora de Pablo Vegetti aos 35 anos

Foto: Divulgação/CRVG

O grande momento do atacante do Vasco que aos 35 anos está explodindo no futebol brasileiro após rodar Chile e o interior da Argentina

Pablo Vegetti pretendia fazer faculdade de Ciências Contábeis e Educação Física, mas após se destacar em times amadores na Argentina, recebeu sua primeira oportunidade no futebol profissional aos 23 anos, pelo Villa San Carlos. Foi campeão e artilheiro na Primeira B Metropolitana, porém após o começo promissor teve passagens muito apagadas por Rangers de Talca (Chile), Ferro Carril, Gimnasia de La Plata, Colón e Boca Unidos.

Instituto

Após passagens tímidas pelo futebol sul-americano, o centroavante argentino teve oportunidade no Instituto de Córdoba, em 2018, aos 30 anos, para jogar a Primeira B Nacional, após uma passagem no Boca Unidos com uma boa media de gols (22 jogos e 9 gols). Assim, Pablo Vegetti começa a sua ascensão dentro do futebol argentino. Mesmo com o Instituto tendo uma péssima campanha, Vegetti conseguiu ser artilheiro da competição, com 15 gols em 23 jogos e chamou a atenção do rival Belgrano.

Belgrano

Vegetti chegou em 2019 no Belgrano para a disputa da Primeira B Nacional, com uma grande desconfiança por parte da torcida por ter vindo do rival. Logo na sua primeira temporada não se intimidou com a pressão e marcou 17 gols em 28 jogos. Contudo, a equipe celeste não conseguiu o acesso.

Na temporada seguinte, o centroavante argentino manteve sua boa média e foi vice-artilheiro da competição, com 16 gols em 31 jogos. Contudo, o Belgrano não conseguiu o tão desejado acesso. Terminou o campeonato em 6° no grupo A, a cinco pontos da classificação para o Torneo Reducido (play-off que decide o acesso para a primeira divisão).

Em 2022, Vegetti foi um dos grandes nomes da equipe, garantindo o acesso a primeira divisão e o título inédito da Primeira B sendo capitão e artilheiro da competição, com 17 gols. Foi personagem de um jogos inesquecíveis para a torcida do Belgrano: marcou dois gols na vitória de 3 a 2 contra o Brown de Adogre, o jogo do acesso.

Em 2023, aos 34 anos, Pablo Vegetti viveu o seu melhor momento da carreira até então. Conseguiu não só ser artilheiro do Campeonato Argentino. É também o primeiro jogador da história do futebol argentino a ser artilheiro das duas principais divisões e também a chegar a artilharia das três primeiras divisões do país.

Pelo Belgrano, Vegetti fez 63 gols em 123 partidas, tornando-se ídolo da torcida e conseguindo o status de segundo maior artilheiro da história do clube por competições da AFA. Só fica atrás de Luis Fabian Artime, que foi presidente no período em que Pablo Vegetti era jogador do clube.

Vasco da Gama

Vegetti chegou no clube carioca no dia 4 de agosto de 2023. Foi contratado no apagar das luzes na janela de transferência e assinou até julho de 2024. O Vasco optou por um empréstimo com obrigação de compra, por não haver tempo hábil.

Participando apenas de dois treinos, na sua estreia contra o Grêmio começou no banco. Entretanto precisou apenas de 16 minutos para fazer o gol da vitória do Vasco. Para muitos vascaínos foi o gol que marcou o início da virada cruzmaltina no Campeonato Brasileiro de 2023. Até a chegada de Vegetti, o Vasco estava em uma situação complicado no campeonato com 16 jogos, nove pontos e afundado na lanterna.

O Pirata (recebeu este apelido após comemorar cobrindo um dos olhos com a mão, referenciando seu clube anterior) continuou mantendo sua boa fase no Vasco. No dia 10 de setembro de 2023 foi comprado pelo Gigante da Colina. O contrato, inicialmente de empréstimo, já previa a compra mediante o valor de 1,1 milhão de dólares.

Foi um dos principais personagens pela remontada do Vasco. Marcou 10 gols em 21 partidas, com a equipe terminando em 15° e se salvando do rebaixamento. Um dos jogos marcantes foi contra o Coritiba, marcando dois gols na vitória por 5 a 1.

Vegetti mantém boa fase este ano

Em 2024, Vegetti renovou seu contrato com o Gigante da Colina até o final de 2025. Ele tem 12 gols somando todas as competições. É um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com cinco gols, e artilheiro da Copa do Brasil, com quatro gols no tempo regulamentar (um gol importante contra o Água Santa e dois gols contra o Fortaleza) que ajudaram o Vasco a continuar vivo no mata-mata.

O que mais é admirável em Vegetti é ser o famoso centroavante raiz. Ou seja, aquele que se movimenta bem, acha os espaços entre os zagueiros adversários e é bom no jogo aéreo. Acima de tudo tem culhão e se entrega do 1° aos 90 minutos.

A verdade é que Pablo Vegetti deu a volta por cima no futebol. É um exemplo de superação e é uma das esperanças do torcedor vascaíno sonhar com dias melhores.

Facebook: Esportes Mais

Rogério Vieira

Related post

Leave a Reply